Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922 |
Resumo: | Objetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. |
id |
UNEMAT-3_c342af7d6f11674b96ba1ef148b5f230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2922 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela públicaAdolescenteDrogasEnsino MédioProfessoresPrevençãoObjetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/292210.30681/25261010Journal Health NPEPS; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184Journal Health NPEPS; Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184Journal Health NPEPS; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-1842526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922/7231Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBauer, Tatiane XavierVolpato, Rosa JacintoFerreira do Nascimento, VagnerRocha, Elias MarcelinoOliveira, Pâmela RobertaAlmeida, Maria Aparecida Sousa OliveiraLuis, Margarita Antonia VillarLemes, Alisséia Guimarães2022-11-14T05:28:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2922Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:30.147428Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
title |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
spellingShingle |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública Bauer, Tatiane Xavier Adolescente Drogas Ensino Médio Professores Prevenção |
title_short |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
title_full |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
title_fullStr |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
title_full_unstemmed |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
title_sort |
Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública |
author |
Bauer, Tatiane Xavier |
author_facet |
Bauer, Tatiane Xavier Volpato, Rosa Jacinto Ferreira do Nascimento, Vagner Rocha, Elias Marcelino Oliveira, Pâmela Roberta Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira Luis, Margarita Antonia Villar Lemes, Alisséia Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Volpato, Rosa Jacinto Ferreira do Nascimento, Vagner Rocha, Elias Marcelino Oliveira, Pâmela Roberta Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira Luis, Margarita Antonia Villar Lemes, Alisséia Guimarães |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Tatiane Xavier Volpato, Rosa Jacinto Ferreira do Nascimento, Vagner Rocha, Elias Marcelino Oliveira, Pâmela Roberta Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira Luis, Margarita Antonia Villar Lemes, Alisséia Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Drogas Ensino Médio Professores Prevenção |
topic |
Adolescente Drogas Ensino Médio Professores Prevenção |
description |
Objetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922 10.30681/25261010 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922 |
identifier_str_mv |
10.30681/25261010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922/7231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184 Journal Health NPEPS; Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184 Journal Health NPEPS; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184 2526-1010 10.30681/25261010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051501980418048 |