O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem de crianças. Para realizá-lo, elaboramos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscando entender o que alguns autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade construímos este trabalho, acreditando que, muitas vezes, não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no seu dia-dia e transformá-las em novos conhecimentos, através das trocas e re-criações que faz de sua realidade. Este estudo traz alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança como: ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis. |
id |
UNEMAT-5_1720af95fac8810fc484bc8efa9e47e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTILInfânciaLudicidadeAprendizagem.Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem de crianças. Para realizá-lo, elaboramos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscando entender o que alguns autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade construímos este trabalho, acreditando que, muitas vezes, não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no seu dia-dia e transformá-las em novos conhecimentos, através das trocas e re-criações que faz de sua realidade. Este estudo traz alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança como: ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584Revista da Faculdade de Educação; v. 8 n. 2 (2007): (JAN/DEZ); 69-822178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584/2866Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScholze, DarleneBrancher, Vantoir RobertoNascimento, Cláudia Terra do2021-07-05T10:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3584Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:47:57Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
title |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
spellingShingle |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL Scholze, Darlene Infância Ludicidade Aprendizagem. |
title_short |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
title_full |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
title_fullStr |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
title_sort |
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL |
author |
Scholze, Darlene |
author_facet |
Scholze, Darlene Brancher, Vantoir Roberto Nascimento, Cláudia Terra do |
author_role |
author |
author2 |
Brancher, Vantoir Roberto Nascimento, Cláudia Terra do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scholze, Darlene Brancher, Vantoir Roberto Nascimento, Cláudia Terra do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Ludicidade Aprendizagem. |
topic |
Infância Ludicidade Aprendizagem. |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem de crianças. Para realizá-lo, elaboramos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscando entender o que alguns autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade construímos este trabalho, acreditando que, muitas vezes, não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no seu dia-dia e transformá-las em novos conhecimentos, através das trocas e re-criações que faz de sua realidade. Este estudo traz alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança como: ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584/2866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 8 n. 2 (2007): (JAN/DEZ); 69-82 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459452116992 |