POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade. |
id |
UNEMAT-5_288957de94b9df929b85bb380c5d0dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4326 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?Michel Foucaultferramentas foucaultianaseducaçãoO trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 237-2552178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326/3441Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis Júnior, Leandro Passarinho2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
title |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
spellingShingle |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? Reis Júnior, Leandro Passarinho Michel Foucault ferramentas foucaultianas educação |
title_short |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
title_full |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
title_fullStr |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
title_full_unstemmed |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
title_sort |
POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO? |
author |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
author_facet |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Michel Foucault ferramentas foucaultianas educação |
topic |
Michel Foucault ferramentas foucaultianas educação |
description |
O trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326/3441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 237-255 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460780662784 |