POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis Júnior, Leandro Passarinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade.
id UNEMAT-5_288957de94b9df929b85bb380c5d0dcd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4326
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?Michel Foucaultferramentas foucaultianaseducaçãoO trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 237-2552178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326/3441Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis Júnior, Leandro Passarinho2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
title POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
spellingShingle POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
Reis Júnior, Leandro Passarinho
Michel Foucault
ferramentas foucaultianas
educação
title_short POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
title_full POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
title_fullStr POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
title_full_unstemmed POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
title_sort POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?
author Reis Júnior, Leandro Passarinho
author_facet Reis Júnior, Leandro Passarinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis Júnior, Leandro Passarinho
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
ferramentas foucaultianas
educação
topic Michel Foucault
ferramentas foucaultianas
educação
description O trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326/3441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 237-255
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460780662784