PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Azenaide Abreu Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974
Resumo: A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito.
id UNEMAT-5_2e553ec72ad3563ee1cf8acf5744fcd4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3974
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOSestagio supervisionadosegunda licenciaturafenomenologiaprofessor como intelectual.A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 53-662178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974/3178Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, AntonioVieira, Azenaide Abreu Soares2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3974Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
title PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
spellingShingle PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
Sales, Antonio
estagio supervisionado
segunda licenciatura
fenomenologia
professor como intelectual.
title_short PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
title_full PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
title_fullStr PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
title_full_unstemmed PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
title_sort PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
author Sales, Antonio
author_facet Sales, Antonio
Vieira, Azenaide Abreu Soares
author_role author
author2 Vieira, Azenaide Abreu Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Antonio
Vieira, Azenaide Abreu Soares
dc.subject.por.fl_str_mv estagio supervisionado
segunda licenciatura
fenomenologia
professor como intelectual.
topic estagio supervisionado
segunda licenciatura
fenomenologia
professor como intelectual.
description A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974/3178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 53-66
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460351795200