PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974 |
Resumo: | A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito. |
id |
UNEMAT-5_2e553ec72ad3563ee1cf8acf5744fcd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3974 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOSestagio supervisionadosegunda licenciaturafenomenologiaprofessor como intelectual.A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 53-662178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974/3178Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, AntonioVieira, Azenaide Abreu Soares2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3974Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
title |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
spellingShingle |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS Sales, Antonio estagio supervisionado segunda licenciatura fenomenologia professor como intelectual. |
title_short |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
title_full |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
title_fullStr |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
title_sort |
PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS |
author |
Sales, Antonio |
author_facet |
Sales, Antonio Vieira, Azenaide Abreu Soares |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Azenaide Abreu Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Antonio Vieira, Azenaide Abreu Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estagio supervisionado segunda licenciatura fenomenologia professor como intelectual. |
topic |
estagio supervisionado segunda licenciatura fenomenologia professor como intelectual. |
description |
A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974/3178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 53-66 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460351795200 |