Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Micaías Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011
Resumo: O estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula.
id EAA-1_719b0bdc296e756cf99c603d4e5b1422
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000400011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionadoestágio supervisionadoformação de professoreslicenciaturaO estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400011info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Micaías Andradepor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
title Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
spellingShingle Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
Rodrigues,Micaías Andrade
estágio supervisionado
formação de professores
licenciatura
title_short Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
title_full Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
title_fullStr Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
title_full_unstemmed Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
title_sort Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
author Rodrigues,Micaías Andrade
author_facet Rodrigues,Micaías Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Micaías Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado
formação de professores
licenciatura
topic estágio supervisionado
formação de professores
licenciatura
description O estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491284946944