Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröder, Ulrike Agathe
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Milene Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412
Resumo: Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula.  Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências.
id UEL-3_ad3b15378cdd0e3bc1708f26d353491a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9412
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeiraLíngua e culturaEnsino de culturaEstudos Interculturais.Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula.  Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/941210.5433/2237-4876.2011v14n2p311Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 311-3322237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412/9573Schröder, Ulrike AgatheOliveira, Milene Mendes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9412Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
title Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
spellingShingle Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
Schröder, Ulrike Agathe
Língua e cultura
Ensino de cultura
Estudos Interculturais.
title_short Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
title_full Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
title_fullStr Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
title_full_unstemmed Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
title_sort Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
author Schröder, Ulrike Agathe
author_facet Schröder, Ulrike Agathe
Oliveira, Milene Mendes de
author_role author
author2 Oliveira, Milene Mendes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröder, Ulrike Agathe
Oliveira, Milene Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua e cultura
Ensino de cultura
Estudos Interculturais.
topic Língua e cultura
Ensino de cultura
Estudos Interculturais.
description Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula.  Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412
10.5433/2237-4876.2011v14n2p311
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n2p311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412/9573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962538926080