O PROCESSO DE BOLONHA E SUA INFLUÊNCIA NA DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS TRANSNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A UNIVERSIDADE BRASILEIRA EM MOVIMENTO
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3788 |
Resumo: | O presente artigo busca referenciar a consolidação do Processo de Bolonha - reforma do sistema de educação superior européia sob os pressupostos da harmonização e da transnacionalização - no sentido de se identificar possíveis influências desse processo ante a criação de sistemas de educação superior de caráter transnacional na América Latina e, em especial, no Brasil. Para tanto, foram abordados: o Tratado de Amizade Brasil-Portugal, as políticas de educação superior no âmbito do Mercosul e os projetos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UniLAB), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam) e da proposta denominada ‘Universidade Nova’, iniciativas das quais o Brasil é país integrante e que absorveriam influências ou teriam similitudes com o processo europeu. |
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