MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar como mulheres pertencentes às camadas populares ensinam as letras a seus filhos, e como elas usufruem dos materiais escritos existentes em sua residência e de seus conhecimentos de leitura e escrita para contribuir na aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma pesquisa de cunho qualitativo em uma abordagem etnográfica. Para a obtenção dos dados, fizemos entrevistas e observações nas residências dos sujeitos seguindo um roteiro previamente preparado. Durante as observações e entrevistas encontramos a presença bastante diversificada de materiais escritos, bem como usos e práticas idiossincráticos desses materiais. Nossos resultados indicam que as mães das camadas populares participam de práticas de letramento com seus filhos e que os materiais escritos são fundamentais para esse ato. |
id |
UNEMAT-5_3dd8b763f72c4acd083aff3517071ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3790 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTOCamadas popularesmateriais escritosletramentomães.O presente trabalho tem por objetivo investigar como mulheres pertencentes às camadas populares ensinam as letras a seus filhos, e como elas usufruem dos materiais escritos existentes em sua residência e de seus conhecimentos de leitura e escrita para contribuir na aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma pesquisa de cunho qualitativo em uma abordagem etnográfica. Para a obtenção dos dados, fizemos entrevistas e observações nas residências dos sujeitos seguindo um roteiro previamente preparado. Durante as observações e entrevistas encontramos a presença bastante diversificada de materiais escritos, bem como usos e práticas idiossincráticos desses materiais. Nossos resultados indicam que as mães das camadas populares participam de práticas de letramento com seus filhos e que os materiais escritos são fundamentais para esse ato.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 153-1732178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790/3035Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Mayara dos SantosEspíndola, Ana Lucia2021-07-05T10:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3790Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:59Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
title |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
spellingShingle |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO Araujo, Mayara dos Santos Camadas populares materiais escritos letramento mães. |
title_short |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
title_full |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
title_fullStr |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
title_full_unstemmed |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
title_sort |
MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO |
author |
Araujo, Mayara dos Santos |
author_facet |
Araujo, Mayara dos Santos Espíndola, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Espíndola, Ana Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Mayara dos Santos Espíndola, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Camadas populares materiais escritos letramento mães. |
topic |
Camadas populares materiais escritos letramento mães. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar como mulheres pertencentes às camadas populares ensinam as letras a seus filhos, e como elas usufruem dos materiais escritos existentes em sua residência e de seus conhecimentos de leitura e escrita para contribuir na aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma pesquisa de cunho qualitativo em uma abordagem etnográfica. Para a obtenção dos dados, fizemos entrevistas e observações nas residências dos sujeitos seguindo um roteiro previamente preparado. Durante as observações e entrevistas encontramos a presença bastante diversificada de materiais escritos, bem como usos e práticas idiossincráticos desses materiais. Nossos resultados indicam que as mães das camadas populares participam de práticas de letramento com seus filhos e que os materiais escritos são fundamentais para esse ato. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790/3035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 153-173 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459874693120 |