COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sarmento, Dirléia Fanfa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934
Resumo: Este artigo decorre de um estudo de caso de abordagem quantitativa com objetivo exploratório teve como cerne investigativo analisar o fazer de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária antes das aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. Os sujeitos de pesquisa foram 47 alunos dos cursos de graduação de uma IES da Região Metropolitana de Porto Alegre investigados no segundo semestre letivo de 2013. A coleta dos dados ocorreu mediante aplicação in loco de questionário com questões fechadas e sociodemográficas. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes não estudam Cálculo I diariamente e quando fazem gira em torno de 30 a 60 minutos uma vez por semana em casa e sozinhos. Espera-se que este texto contribua para novos estudos acerca da temática.
id UNEMAT-5_41cd0df47af3d3fd39ac1f6985ea60e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3934
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICOEnsino SuperiorAprendizagemCálculo Diferencial e Integral I.Este artigo decorre de um estudo de caso de abordagem quantitativa com objetivo exploratório teve como cerne investigativo analisar o fazer de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária antes das aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. Os sujeitos de pesquisa foram 47 alunos dos cursos de graduação de uma IES da Região Metropolitana de Porto Alegre investigados no segundo semestre letivo de 2013. A coleta dos dados ocorreu mediante aplicação in loco de questionário com questões fechadas e sociodemográficas. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes não estudam Cálculo I diariamente e quando fazem gira em torno de 30 a 60 minutos uma vez por semana em casa e sozinhos. Espera-se que este texto contribua para novos estudos acerca da temática.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 143-1572178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934/3127Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Guilherme Mendes Tomaz dosSarmento, Dirléia Fanfa2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3934Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
title COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
spellingShingle COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
Ensino Superior
Aprendizagem
Cálculo Diferencial e Integral I.
title_short COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
title_full COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
title_fullStr COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
title_full_unstemmed COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
title_sort COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I FORA DO ESPAÇO ÁULICO
author Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
author_facet Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
Sarmento, Dirléia Fanfa
author_role author
author2 Sarmento, Dirléia Fanfa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
Sarmento, Dirléia Fanfa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Aprendizagem
Cálculo Diferencial e Integral I.
topic Ensino Superior
Aprendizagem
Cálculo Diferencial e Integral I.
description Este artigo decorre de um estudo de caso de abordagem quantitativa com objetivo exploratório teve como cerne investigativo analisar o fazer de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária antes das aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. Os sujeitos de pesquisa foram 47 alunos dos cursos de graduação de uma IES da Região Metropolitana de Porto Alegre investigados no segundo semestre letivo de 2013. A coleta dos dados ocorreu mediante aplicação in loco de questionário com questões fechadas e sociodemográficas. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes não estudam Cálculo I diariamente e quando fazem gira em torno de 30 a 60 minutos uma vez por semana em casa e sozinhos. Espera-se que este texto contribua para novos estudos acerca da temática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3934/3127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 143-157
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460278394880