UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655 |
Resumo: | Este texto se propõe a trazer algumas reflexões sobre o tema voltado à Educação no/ do Campo, mais especificamente, sobre as discussões que gravitam em torno da questão das especificidades (ou não) do campo e, consequentemente, da necessidade (ou não) de uma proposta de ensino diferenciada. Hoje, o campo (meio rural) e a cidade (meio urbano) são realidades que se opõem ou que se complementam? Com o avanço do capitalismo no campo, este teria (ou não) submetido todas as relações de produção às relações capitalistas, inclusive, as não capitalistas? Ou seja, na sociedade capitalista, todas as relações estabelecidas estariam em consonância com as leis regidas pelo capital, não havendo, portanto, especificidade no campo e, consequentemente, a não necessidade de um currículo voltado a atender essa singularidade da escola que aí se insere? Como as políticas públicas/ projetos/programas vêm lidando com estas questões? A importância dessas respostas está no fato de que é destas que vão demandar determinadas ações/ políticas para o campo, inclusive, educacionais. Por isso, a necessidade de, ao se olhar para a escola no/do campo, olhar primeiro para o campo. |
id |
UNEMAT-5_4c292519e32f8b64b1fe120da18d29cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3655 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINOEducaçãoeducação do camporural/campocidade/ urbano.Este texto se propõe a trazer algumas reflexões sobre o tema voltado à Educação no/ do Campo, mais especificamente, sobre as discussões que gravitam em torno da questão das especificidades (ou não) do campo e, consequentemente, da necessidade (ou não) de uma proposta de ensino diferenciada. Hoje, o campo (meio rural) e a cidade (meio urbano) são realidades que se opõem ou que se complementam? Com o avanço do capitalismo no campo, este teria (ou não) submetido todas as relações de produção às relações capitalistas, inclusive, as não capitalistas? Ou seja, na sociedade capitalista, todas as relações estabelecidas estariam em consonância com as leis regidas pelo capital, não havendo, portanto, especificidade no campo e, consequentemente, a não necessidade de um currículo voltado a atender essa singularidade da escola que aí se insere? Como as políticas públicas/ projetos/programas vêm lidando com estas questões? A importância dessas respostas está no fato de que é destas que vão demandar determinadas ações/ políticas para o campo, inclusive, educacionais. Por isso, a necessidade de, ao se olhar para a escola no/do campo, olhar primeiro para o campo.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 51-622178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655/2935Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeripolli, Odimar J.2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3655Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
title |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO Peripolli, Odimar J. Educação educação do campo rural/campo cidade/ urbano. |
title_short |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
title_full |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE (O CAMPO) A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO: A QUESTÃO DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO |
author |
Peripolli, Odimar J. |
author_facet |
Peripolli, Odimar J. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peripolli, Odimar J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação educação do campo rural/campo cidade/ urbano. |
topic |
Educação educação do campo rural/campo cidade/ urbano. |
description |
Este texto se propõe a trazer algumas reflexões sobre o tema voltado à Educação no/ do Campo, mais especificamente, sobre as discussões que gravitam em torno da questão das especificidades (ou não) do campo e, consequentemente, da necessidade (ou não) de uma proposta de ensino diferenciada. Hoje, o campo (meio rural) e a cidade (meio urbano) são realidades que se opõem ou que se complementam? Com o avanço do capitalismo no campo, este teria (ou não) submetido todas as relações de produção às relações capitalistas, inclusive, as não capitalistas? Ou seja, na sociedade capitalista, todas as relações estabelecidas estariam em consonância com as leis regidas pelo capital, não havendo, portanto, especificidade no campo e, consequentemente, a não necessidade de um currículo voltado a atender essa singularidade da escola que aí se insere? Como as políticas públicas/ projetos/programas vêm lidando com estas questões? A importância dessas respostas está no fato de que é destas que vão demandar determinadas ações/ políticas para o campo, inclusive, educacionais. Por isso, a necessidade de, ao se olhar para a escola no/do campo, olhar primeiro para o campo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3655/2935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 51-62 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459793952768 |