A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANAS E AS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5153 |
Resumo: | O artigo aborda os pressupostos da avaliação institucional e a sua articulação com a promoção da qualidade de ensino no âmbito das políticas educacionais angolanas. De modo específico, identifica os conceitos de avaliação, de qualidade e analisa as tendências avaliativas no que tange as instituições de ensino superior no âmbito das políticas educacionais em Angola. A investigação que ora se apresenta, insere-se na abordagem da pesquisa exploratória de carácter bibliográfico para compor a análise da articulação entre o processo avaliativo institucional e as políticas governamentais. Ressalta-se que, a partir dos dados recolhidos, foi possível compreender as vertentes teóricas e metodológicas que incidem sobre as políticas de avaliação institucional em Angola, nota-se uma tendência de avaliação institucional, como iniciativas esporádicas, numa vertente diagnóstica que se insere nas visões e padrões da política educacional mais ampla, com ênfase na supervisão do Estado |
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A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANAS E AS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVASO artigo aborda os pressupostos da avaliação institucional e a sua articulação com a promoção da qualidade de ensino no âmbito das políticas educacionais angolanas. De modo específico, identifica os conceitos de avaliação, de qualidade e analisa as tendências avaliativas no que tange as instituições de ensino superior no âmbito das políticas educacionais em Angola. A investigação que ora se apresenta, insere-se na abordagem da pesquisa exploratória de carácter bibliográfico para compor a análise da articulação entre o processo avaliativo institucional e as políticas governamentais. Ressalta-se que, a partir dos dados recolhidos, foi possível compreender as vertentes teóricas e metodológicas que incidem sobre as políticas de avaliação institucional em Angola, nota-se uma tendência de avaliação institucional, como iniciativas esporádicas, numa vertente diagnóstica que se insere nas visões e padrões da política educacional mais ampla, com ênfase na supervisão do EstadoUNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5153Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 135-1562178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5153/3949Copyright (c) 2021 António Miguel André, Marciele Nazaré Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, António MiguelCoelho, Marciele Nazaré2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5153Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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