INOVAÇÃO DA PRÁTICA SIMULADA NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35223 |
Resumo: | A RESOLUÇÃO N. 09/2004 DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUIU AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO. NELE O NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) TEM O OBJETIVO AMPLIAR A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO. O ESTUDO APRESENTA UMA INOVAÇÃO NO PROCESSO DESTA FORMAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS GANHOS DOS ALUNOS NO NPJ DO CURSO, COM UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. A INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE PIONEIRO, CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO, FORTALECENDO SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. PORTANTO, INVESTIGAR O GANHO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE DIREITO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO SIMULADA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, TORNA POSSÍVEL A COMPREENSÃO DE COMO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PODE SER POSSIBILITADA PELA UTILIZAÇÃO DE INOVAÇÃO. O ESTUDO DESCREVE A METODOLOGIA ADOTADA NO ENSINO TRADICIONAL COM SEUS DESAFIOS E DEMONSTRA COMO COM A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, COMPARANDO AINDA UMA VERSÃO SIMULADA TRADICIONAL COM UMA METODOLOGIA QUE UTILIZA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, AVALIANDO OS GANHOS ATRAVÉS DA MELHORIA NA PRODUÇÃO DO ALUNOS NESTA NOVA PROPOSTA. AUTORES COMO FREIRE, PIAGET, VYGOSTKY, VEIGA, MORAN, KENSKI ENTRE OUTROS SERVIRAM DE BASE TEÓRICA PARA AS ARTICULAÇÕES PROPOSTAS, NA PERSPECTIVA DE SEUS ESTUDOS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO. A PESQUISA CONCLUI, ATRAVÉS DOS DADOS COLETADOS, QUE O ENSINO HÍBRIDO INOVADOR, PROPOSTO NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA, FAVORECE POSSIBILIDADES INOVADORAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDANTE. PELA INTEGRAÇÃO, DAS MÍDIAS, A TECNOLOGIA PERMITE IR ALÉM , PARA QUE O ENSINO E APRENDIZAGEM SE CONCRETIZEM DE MANEIRA DESAFIADORA. PROPÕE UMA METODOLOGIA DEMOCRÁTICA E DE AUTONOMIA, DE VISÍVEL EFICACIA. |
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