O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644 |
Resumo: | Este estudo apresenta como se desenvolveu a prática pedagógica dos professores de História. Focaram-se os profissionais que ministraram aulas da disciplina de História nas escolas estaduais, nas séries que compreendiam o 1º e o 2º graus. A pretensão desta pesquisa centrou-se na perspectiva de se resgatar as práticas desses professores a partir da leitura e análise dos relatórios de estágios aqui usados como fontes. O período foi delimitado entre os anos de 1972, pela inexistência de fontes com datas anteriores e por coincidir com a publicação da Reforma do Ensino, e 1988, quando se notou o retorno efetivo das aulas de História no currículo; esses foram os anos da existência dos Estudos Sociais. As fontes analisadas foram documentos oficiais e os relatórios de estágios produzidos para a disciplina Prática de Ensino no curso de licenciatura em História da Universidade de São Paulo. |
id |
UNEMAT-5_5f94d68ceaa4102a45c7deb774fc5b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3644 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITARprática pedagógicaensino de História.Este estudo apresenta como se desenvolveu a prática pedagógica dos professores de História. Focaram-se os profissionais que ministraram aulas da disciplina de História nas escolas estaduais, nas séries que compreendiam o 1º e o 2º graus. A pretensão desta pesquisa centrou-se na perspectiva de se resgatar as práticas desses professores a partir da leitura e análise dos relatórios de estágios aqui usados como fontes. O período foi delimitado entre os anos de 1972, pela inexistência de fontes com datas anteriores e por coincidir com a publicação da Reforma do Ensino, e 1988, quando se notou o retorno efetivo das aulas de História no currículo; esses foram os anos da existência dos Estudos Sociais. As fontes analisadas foram documentos oficiais e os relatórios de estágios produzidos para a disciplina Prática de Ensino no curso de licenciatura em História da Universidade de São Paulo.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 103-1202178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644/2924Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMimesse, Eliane2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3644Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR Mimesse, Eliane prática pedagógica ensino de História. |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR |
author |
Mimesse, Eliane |
author_facet |
Mimesse, Eliane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mimesse, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática pedagógica ensino de História. |
topic |
prática pedagógica ensino de História. |
description |
Este estudo apresenta como se desenvolveu a prática pedagógica dos professores de História. Focaram-se os profissionais que ministraram aulas da disciplina de História nas escolas estaduais, nas séries que compreendiam o 1º e o 2º graus. A pretensão desta pesquisa centrou-se na perspectiva de se resgatar as práticas desses professores a partir da leitura e análise dos relatórios de estágios aqui usados como fontes. O período foi delimitado entre os anos de 1972, pela inexistência de fontes com datas anteriores e por coincidir com a publicação da Reforma do Ensino, e 1988, quando se notou o retorno efetivo das aulas de História no currículo; esses foram os anos da existência dos Estudos Sociais. As fontes analisadas foram documentos oficiais e os relatórios de estágios produzidos para a disciplina Prática de Ensino no curso de licenciatura em História da Universidade de São Paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 103-120 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459785564160 |