A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855 |
Resumo: | A pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição. |
id |
UNEMAT-5_790b523d9bad158358a1103a9ab802aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3855 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORFgestão participativaescola públicapedagogia social de base antroposóficaA pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 113-1332178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855/3061Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.Cardoso, Krys Ellem Honório2020-07-25T17:49:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3855Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T17:49:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
title |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
spellingShingle |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF Romanelli, Rosely A. gestão participativa escola pública pedagogia social de base antroposófica |
title_short |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
title_full |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
title_fullStr |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
title_full_unstemmed |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
title_sort |
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF |
author |
Romanelli, Rosely A. |
author_facet |
Romanelli, Rosely A. Cardoso, Krys Ellem Honório |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Krys Ellem Honório |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanelli, Rosely A. Cardoso, Krys Ellem Honório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão participativa escola pública pedagogia social de base antroposófica |
topic |
gestão participativa escola pública pedagogia social de base antroposófica |
description |
A pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855/3061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 113-133 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459887276032 |