A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanelli, Rosely A.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Krys Ellem Honório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855
Resumo: A pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição.
id UNEMAT-5_790b523d9bad158358a1103a9ab802aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3855
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORFgestão participativaescola públicapedagogia social de base antroposóficaA pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 113-1332178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855/3061Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.Cardoso, Krys Ellem Honório2020-07-25T17:49:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3855Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T17:49:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
title A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
spellingShingle A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
Romanelli, Rosely A.
gestão participativa
escola pública
pedagogia social de base antroposófica
title_short A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
title_full A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
title_fullStr A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
title_full_unstemmed A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
title_sort A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF
author Romanelli, Rosely A.
author_facet Romanelli, Rosely A.
Cardoso, Krys Ellem Honório
author_role author
author2 Cardoso, Krys Ellem Honório
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanelli, Rosely A.
Cardoso, Krys Ellem Honório
dc.subject.por.fl_str_mv gestão participativa
escola pública
pedagogia social de base antroposófica
topic gestão participativa
escola pública
pedagogia social de base antroposófica
description A pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855/3061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 31 n. 1 (2019): (JAN/JUN); 113-133
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459887276032