PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanelli, Rosely A.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936
Resumo: Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana.
id UNEMAT-5_e14285324bd8cfb44a7b560b1ae33cc0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3936
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORFAntroposofiaArteeducação Waldorfrazão e sensibilidade.Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 177-1982178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936/3129Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3936Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
title PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
spellingShingle PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
Romanelli, Rosely A.
Antroposofia
Arte
educação Waldorf
razão e sensibilidade.
title_short PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
title_full PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
title_fullStr PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
title_full_unstemmed PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
title_sort PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
author Romanelli, Rosely A.
author_facet Romanelli, Rosely A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanelli, Rosely A.
dc.subject.por.fl_str_mv Antroposofia
Arte
educação Waldorf
razão e sensibilidade.
topic Antroposofia
Arte
educação Waldorf
razão e sensibilidade.
description Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936/3129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 177-198
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460282589184