A pedagogia Waldorf: um contributo para a educação em Portugal.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/41 |
Resumo: | A presente dissertação, inspirada, em grande medida, na procura pessoal e profissional de uma alternativa que possa responder à crise educacional sentida nas escolas portuguesas, no que concerne à qualidade e eficácia do nosso ensino, pretende analisar em que medida a pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner constitui um contributo para a educação em Portugal, procurando-se, então, a obtenção de respostas adequadas e legalmente passíveis de serem implementadas no nosso país, em privilégio de toda a comunidade educativa, especialmente das crianças que dela fazem parte e sobre as quais interessa investir, no sentido de torná-las mais cidadãs, mais humanas, mais justas, mais conscientes, mais mergulhadas na sua própria essência e menos preocupadas com a actual epidemia política. Assim, a temática procura articular o individual com o social, analisando a Antroposofia criada pelo Rudolf Steiner e os seus princípios pedagógicos, analisando que contributo poderá dar a Pedagogia Waldorf para a educação em Portugal. |
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