UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso. |
id |
UNEMAT-5_79426cf9d5a9705f489d303f016d6601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3643 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAaprendizagemensino básicolicenciatura em Matemática.O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 89-1012178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643/2923Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Maria Aparecida SilvaProença, Maria Gládis Sartori2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3643Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Cruz, Maria Aparecida Silva aprendizagem ensino básico licenciatura em Matemática. |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
author |
Cruz, Maria Aparecida Silva |
author_facet |
Cruz, Maria Aparecida Silva Proença, Maria Gládis Sartori |
author_role |
author |
author2 |
Proença, Maria Gládis Sartori |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria Aparecida Silva Proença, Maria Gládis Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem ensino básico licenciatura em Matemática. |
topic |
aprendizagem ensino básico licenciatura em Matemática. |
description |
O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643/2923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 89-101 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459784515584 |