UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Aparecida Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Proença, Maria Gládis Sartori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso.
id UNEMAT-5_79426cf9d5a9705f489d303f016d6601
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3643
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAaprendizagemensino básicolicenciatura em Matemática.O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 89-1012178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643/2923Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Maria Aparecida SilvaProença, Maria Gládis Sartori2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3643Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Cruz, Maria Aparecida Silva
aprendizagem
ensino básico
licenciatura em Matemática.
title_short UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
author Cruz, Maria Aparecida Silva
author_facet Cruz, Maria Aparecida Silva
Proença, Maria Gládis Sartori
author_role author
author2 Proença, Maria Gládis Sartori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Aparecida Silva
Proença, Maria Gládis Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
ensino básico
licenciatura em Matemática.
topic aprendizagem
ensino básico
licenciatura em Matemática.
description O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um projeto de pesquisa sob o título de “Projeto de Nivelamento”, realizado durante três anos no Curso de Licenciatura em Matemática – UEMS, Dourados- MS. O projeto visou a sanar as deficiências da formação básica dos acadêmicos que ingressam no curso de graduação em Matemática, sendo desenvolvido sob a forma de pesquisa intervenção. Foi adotada uma metodologia de ensino diferenciada, que buscou proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sua própria aprendizagem. O projeto contribuiu para a superação das dificuldades, promovendo um salto qualitativo3 dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Verificou-se a importância da Universidade tomar para si a responsabilidade de auxiliar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo propostas alternativas, concomitantemente com o curso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3643/2923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 89-101
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459784515584