TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. |
id |
UNIVASF-1_b5eda1977df8209b5d1b02f858516091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2389 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASILEnsino de MatemáticaTendênciasLicenciatura em MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389/1587Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Reis, Mylton FranklynOliveira Dantas, José RildoNogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandrade Brito Fernandes, Stenio2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2389Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
title |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
spellingShingle |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL da Silva Reis, Mylton Franklyn Ensino de Matemática Tendências Licenciatura em Matemática |
title_short |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
title_full |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
title_fullStr |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
title_sort |
TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL |
author |
da Silva Reis, Mylton Franklyn |
author_facet |
da Silva Reis, Mylton Franklyn Oliveira Dantas, José Rildo Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra de Brito Fernandes, Stenio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Dantas, José Rildo Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra de Brito Fernandes, Stenio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Reis, Mylton Franklyn Oliveira Dantas, José Rildo Nogueira de Oliveira Fernandes, Aleksandra de Brito Fernandes, Stenio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Tendências Licenciatura em Matemática |
topic |
Ensino de Matemática Tendências Licenciatura em Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389/1587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487432798208 |