AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472 |
Resumo: | Neste artigo, partimos do pressuposto de que a dimensão política só pode se manifestar em toda sua plenitude na prática docente, quando subsidiada pela dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto ponto de referência dessa prática docente, a avaliação não foge a esse pressuposto. Para atuar numa perspectiva de transformação social, a avaliação deve aparecer como expressão da articulação entre as dimensões técnica, humana e política. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo mostrar que a competência técnica do professor é condição essencial para que seu compromisso político possa se manifestar em sua prática avaliativa. |
id |
UNEMAT-5_7adf78cb14f174e4e37818a40049dc94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3472 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICAtécnicas de avaliaçãocompetência técnicacompromisso político.Neste artigo, partimos do pressuposto de que a dimensão política só pode se manifestar em toda sua plenitude na prática docente, quando subsidiada pela dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto ponto de referência dessa prática docente, a avaliação não foge a esse pressuposto. Para atuar numa perspectiva de transformação social, a avaliação deve aparecer como expressão da articulação entre as dimensões técnica, humana e política. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo mostrar que a competência técnica do professor é condição essencial para que seu compromisso político possa se manifestar em sua prática avaliativa.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 23-422178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472/2764Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Cláudio Luis de Alvarenga2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3472Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
title |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA Barbosa, Cláudio Luis de Alvarenga técnicas de avaliação competência técnica compromisso político. |
title_short |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
title_full |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
title_sort |
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO ATITUDE FILOSÓFICA |
author |
Barbosa, Cláudio Luis de Alvarenga |
author_facet |
Barbosa, Cláudio Luis de Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Cláudio Luis de Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
técnicas de avaliação competência técnica compromisso político. |
topic |
técnicas de avaliação competência técnica compromisso político. |
description |
Neste artigo, partimos do pressuposto de que a dimensão política só pode se manifestar em toda sua plenitude na prática docente, quando subsidiada pela dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto ponto de referência dessa prática docente, a avaliação não foge a esse pressuposto. Para atuar numa perspectiva de transformação social, a avaliação deve aparecer como expressão da articulação entre as dimensões técnica, humana e política. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo mostrar que a competência técnica do professor é condição essencial para que seu compromisso político possa se manifestar em sua prática avaliativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3472/2764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 23-42 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459408076800 |