PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093 |
Resumo: | Esse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência. |
id |
UNEMAT-5_7c05d79e9e52a7c96230933af58337f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1093 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICAPIBIDformação matemática dos professoresiniciação à docênciaEsse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 151-1732178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093/1187Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCiríaco, Klinger TeodoroSoares, Rosiclér Gomes2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1093Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA Ciríaco, Klinger Teodoro PIBID formação matemática dos professores iniciação à docência |
title_short |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_sort |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
author |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_facet |
Ciríaco, Klinger Teodoro Soares, Rosiclér Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Rosiclér Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciríaco, Klinger Teodoro Soares, Rosiclér Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID formação matemática dos professores iniciação à docência |
topic |
PIBID formação matemática dos professores iniciação à docência |
description |
Esse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093/1187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 151-173 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459375570944 |