PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger Teodoro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Rosiclér Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093
Resumo: Esse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência.
id UNEMAT-5_7c05d79e9e52a7c96230933af58337f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1093
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICAPIBIDformação matemática dos professoresiniciação à docênciaEsse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 151-1732178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093/1187Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCiríaco, Klinger TeodoroSoares, Rosiclér Gomes2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1093Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
title PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
spellingShingle PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
Ciríaco, Klinger Teodoro
PIBID
formação matemática dos professores
iniciação à docência
title_short PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_full PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_fullStr PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_sort PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
author Ciríaco, Klinger Teodoro
author_facet Ciríaco, Klinger Teodoro
Soares, Rosiclér Gomes
author_role author
author2 Soares, Rosiclér Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger Teodoro
Soares, Rosiclér Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
formação matemática dos professores
iniciação à docência
topic PIBID
formação matemática dos professores
iniciação à docência
description Esse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093/1187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 151-173
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459375570944