AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883 |
Resumo: | As crianças com TDAH, frequentemente, apresentam prejuízos nos desempenhos acadêmicos, sociais e comportamentais. Esses prejuízos podem afetar a sua autopercepção de forma negativa ou produzir uma autopercepção com viés positivo. No Brasil ainda são escassos os estudos com essa temática, sobretudo aqueles que se baseiam no relato da própria da criança. O presente estudo teve por objetivo investigar a autopercepção de um grupo de crianças com TDAH, por meio de instrumento padronizado e do relato das próprias crianças. Participaram nove crianças com diagnóstico de TDAH, estudantes do ensino fundamental, cursando entre o 2º e o 5º ano e com idade variando de 7 a 12 anos. Os dados quantitativos e qualitativos mostraram baixa pontuação nos domínios de conduta comportamental e desempenho escolar. O levantamento e a discussão de algumas questões relacionadas à autopercepção das crianças com TDAH poderão contribuir para a condução de intervenções mais efetivas com essas crianças. |
id |
UNEMAT-5_7e0c3f86bb45c55aad646a00dd66e1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3883 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAISTDAHautopercepçãoensino fundamentalAs crianças com TDAH, frequentemente, apresentam prejuízos nos desempenhos acadêmicos, sociais e comportamentais. Esses prejuízos podem afetar a sua autopercepção de forma negativa ou produzir uma autopercepção com viés positivo. No Brasil ainda são escassos os estudos com essa temática, sobretudo aqueles que se baseiam no relato da própria da criança. O presente estudo teve por objetivo investigar a autopercepção de um grupo de crianças com TDAH, por meio de instrumento padronizado e do relato das próprias crianças. Participaram nove crianças com diagnóstico de TDAH, estudantes do ensino fundamental, cursando entre o 2º e o 5º ano e com idade variando de 7 a 12 anos. Os dados quantitativos e qualitativos mostraram baixa pontuação nos domínios de conduta comportamental e desempenho escolar. O levantamento e a discussão de algumas questões relacionadas à autopercepção das crianças com TDAH poderão contribuir para a condução de intervenções mais efetivas com essas crianças.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 171-1912178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883/3078Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Margarette MatescoFerreira, Mariana Carolina Batista2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3883Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
title |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS Rocha, Margarette Matesco TDAH autopercepção ensino fundamental |
title_short |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_sort |
AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS |
author |
Rocha, Margarette Matesco |
author_facet |
Rocha, Margarette Matesco Ferreira, Mariana Carolina Batista |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Mariana Carolina Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Margarette Matesco Ferreira, Mariana Carolina Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH autopercepção ensino fundamental |
topic |
TDAH autopercepção ensino fundamental |
description |
As crianças com TDAH, frequentemente, apresentam prejuízos nos desempenhos acadêmicos, sociais e comportamentais. Esses prejuízos podem afetar a sua autopercepção de forma negativa ou produzir uma autopercepção com viés positivo. No Brasil ainda são escassos os estudos com essa temática, sobretudo aqueles que se baseiam no relato da própria da criança. O presente estudo teve por objetivo investigar a autopercepção de um grupo de crianças com TDAH, por meio de instrumento padronizado e do relato das próprias crianças. Participaram nove crianças com diagnóstico de TDAH, estudantes do ensino fundamental, cursando entre o 2º e o 5º ano e com idade variando de 7 a 12 anos. Os dados quantitativos e qualitativos mostraram baixa pontuação nos domínios de conduta comportamental e desempenho escolar. O levantamento e a discussão de algumas questões relacionadas à autopercepção das crianças com TDAH poderão contribuir para a condução de intervenções mais efetivas com essas crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883/3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 171-191 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459910344704 |