DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656 |
Resumo: | Este artigo pretende elucidar, a partir de uma investigação empreendida num Agrupamento Vertical de Escolas do Ensino Básico, as relações entre as práticas docentes e as normas ministeriais num contexto marcado, por um lado, pela centralização do sistema educativo, e, por outro lado, pela autonomia consagrada pelo Decreto-Lei nº 115 – A/98. Os dados obtidos na investigação denunciam a existências de distintos constrangimentos burocráticos que bloqueiam a autonomia das escolas, evidenciando, simultaneamente, comportamentos de resistência por parte dos atores organizacionais face à heteronomia ministerial em que se encontram. |
id |
UNEMAT-5_94face57811026267a956ed890dade9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3656 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESASautonomiacentralizaçãodescentralização.Este artigo pretende elucidar, a partir de uma investigação empreendida num Agrupamento Vertical de Escolas do Ensino Básico, as relações entre as práticas docentes e as normas ministeriais num contexto marcado, por um lado, pela centralização do sistema educativo, e, por outro lado, pela autonomia consagrada pelo Decreto-Lei nº 115 – A/98. Os dados obtidos na investigação denunciam a existências de distintos constrangimentos burocráticos que bloqueiam a autonomia das escolas, evidenciando, simultaneamente, comportamentos de resistência por parte dos atores organizacionais face à heteronomia ministerial em que se encontram.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 63-852178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656/2936Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniela Vilaverde e2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3656Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
title |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
spellingShingle |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS Silva, Daniela Vilaverde e autonomia centralização descentralização. |
title_short |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
title_full |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
title_fullStr |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
title_full_unstemmed |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
title_sort |
DA RETÓRICA DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS À HETERONOMIA DAS PRÁTICAS DOCENTES – ANÁLISE DE UM CASO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS |
author |
Silva, Daniela Vilaverde e |
author_facet |
Silva, Daniela Vilaverde e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Vilaverde e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia centralização descentralização. |
topic |
autonomia centralização descentralização. |
description |
Este artigo pretende elucidar, a partir de uma investigação empreendida num Agrupamento Vertical de Escolas do Ensino Básico, as relações entre as práticas docentes e as normas ministeriais num contexto marcado, por um lado, pela centralização do sistema educativo, e, por outro lado, pela autonomia consagrada pelo Decreto-Lei nº 115 – A/98. Os dados obtidos na investigação denunciam a existências de distintos constrangimentos burocráticos que bloqueiam a autonomia das escolas, evidenciando, simultaneamente, comportamentos de resistência por parte dos atores organizacionais face à heteronomia ministerial em que se encontram. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3656/2936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 63-85 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459796049920 |