A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marilei Casturina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Volsk, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972
Resumo: Neste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente.
id UNEMAT-5_980887512cf27651d7d9778deb2bfa6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3972
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSformação profissionaldocência universitáriaformação permanenteNeste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 15-292178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972/3176Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Marilei CasturinaVolsk, Verônica2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3972Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Mendes, Marilei Casturina
formação profissional
docência universitária
formação permanente
title_short A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_sort A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
author Mendes, Marilei Casturina
author_facet Mendes, Marilei Casturina
Volsk, Verônica
author_role author
author2 Volsk, Verônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marilei Casturina
Volsk, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
docência universitária
formação permanente
topic formação profissional
docência universitária
formação permanente
description Neste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972/3176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 15-29
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460347600896