A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972 |
Resumo: | Neste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente. |
id |
UNEMAT-5_980887512cf27651d7d9778deb2bfa6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3972 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSformação profissionaldocência universitáriaformação permanenteNeste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 15-292178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972/3176Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Marilei CasturinaVolsk, Verônica2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3972Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
spellingShingle |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Mendes, Marilei Casturina formação profissional docência universitária formação permanente |
title_short |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_fullStr |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_sort |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO OLHAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
author |
Mendes, Marilei Casturina |
author_facet |
Mendes, Marilei Casturina Volsk, Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Volsk, Verônica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marilei Casturina Volsk, Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional docência universitária formação permanente |
topic |
formação profissional docência universitária formação permanente |
description |
Neste artigo buscou-se problematizar a docência universitária com foco à formação profissional, analisando aspectos referentes à formação inicial da sua trajetória docente no ensino superior. Realizou-se um levantamento de dados junto à professores universitários das áreas de exatas e da saúde de uma instituição pública. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a fim de explorar: a) formação acadêmica e atuação profissional; b) vivência inicial como docente do ensino superior; c) considerações dos professores acerca da docência no ensino superior. Percebeu-se que entre os principais entraves ao desenvolvimento da docência está a ausência de uma formação específica para o desempenho da função. Além disso, a maioria dos entrevistados citou não ter recebido suporte da instituição para iniciar sua atividade docente. Nessa perspectiva, cursos de capacitação, atualização e programas de apoio aos docentes tornam-se espaços de formação permanente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3972/3176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 15-29 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460347600896 |