A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ALÉM DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Graças Martins da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira, Patrícia Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3944
Resumo: O texto analisa indicadores sobre a permanência na educação superior, bem como explora as ideias que lhe fundamentam. Para cumprir o objetivo, utiliza pesquisa documental (produção de textos e legislação) e dados estatísticos com base no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam que de 2007 em diante, mesmo considerando o aporte crescente de recursos, a taxa de concluintes vem declinando, o que no texto é examinado no contexto das políticas educacionais. Na produção textual, por sua vez, prevalecem os estudos sobre estudantes em situação de vulnerabilidade e o reconhecimento de que a assistência estudantil é vital para a trajetória acadêmica. Conclui-se que a permanência é passível de ser abordada sob dois ângulos, sem oporem-se: como assistência material e pedagógica aos carentes economicamente e/ou discriminados socialmente e como ações institucionais qualificadoras para o universo dos discentes.
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