EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mário Antônio da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657
Resumo: O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana.
id UNEMAT-5_add6bb46dab0725888ea3f214ff65d4b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3657
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESeducaçãorazão instrumentalemancipação.O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 87-1002178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657/2937Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mário Antônio da2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3657Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
spellingShingle EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Silva, Mário Antônio da
educação
razão instrumental
emancipação.
title_short EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_fullStr EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_sort EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
author Silva, Mário Antônio da
author_facet Silva, Mário Antônio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mário Antônio da
dc.subject.por.fl_str_mv educação
razão instrumental
emancipação.
topic educação
razão instrumental
emancipação.
description O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657/2937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 87-100
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459797098496