EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657 |
Resumo: | O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana. |
id |
UNEMAT-5_add6bb46dab0725888ea3f214ff65d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3657 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESeducaçãorazão instrumentalemancipação.O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 87-1002178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657/2937Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mário Antônio da2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3657Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Silva, Mário Antônio da educação razão instrumental emancipação. |
title_short |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_sort |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
author |
Silva, Mário Antônio da |
author_facet |
Silva, Mário Antônio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mário Antônio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação razão instrumental emancipação. |
topic |
educação razão instrumental emancipação. |
description |
O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657/2937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 87-100 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459797098496 |