OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020 |
Resumo: | O artigo trata da questão da formação de professores indígenas enquanto reivindicação do movimento indígena e enquanto políticas públicas, a exemplo do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/MEC/SEsu/SECAD) no bojo da problemática da oficialização das escolas indígenas. Focaliza como os povos indígenas têm se organizado para fazer valer seu direito a uma escola própria e, consequentemente, a processos de formação docente também próprios. Este é o caso do povo Mura, da região de Autazes, e sua constante busca por formação, que culminou na Licenciatura Específica construída conjuntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje já no seu quarto ano. O Curso esta sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação desde 2008, com uma Turma de 60 alunos que são professores indígenas do povo Mura em dez escolas nas aldeias, no município de Autazes/ AM. Este processo ilustrará a reflexão mais ampla sobre o tema do acesso dos povos indígenas ao ensino superior. |
id |
UNEMAT-5_b6805d94c744e1bf4986932ada1fcfb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4020 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADEFormação de professores indígenaspovos indígenas e ensino superior.O artigo trata da questão da formação de professores indígenas enquanto reivindicação do movimento indígena e enquanto políticas públicas, a exemplo do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/MEC/SEsu/SECAD) no bojo da problemática da oficialização das escolas indígenas. Focaliza como os povos indígenas têm se organizado para fazer valer seu direito a uma escola própria e, consequentemente, a processos de formação docente também próprios. Este é o caso do povo Mura, da região de Autazes, e sua constante busca por formação, que culminou na Licenciatura Específica construída conjuntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje já no seu quarto ano. O Curso esta sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação desde 2008, com uma Turma de 60 alunos que são professores indígenas do povo Mura em dez escolas nas aldeias, no município de Autazes/ AM. Este processo ilustrará a reflexão mais ampla sobre o tema do acesso dos povos indígenas ao ensino superior.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 45-602178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020/3223Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Helena Dias daSantos, Rita Floramar Fernandes dos2021-07-05T10:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4020Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:40:24Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
title |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
spellingShingle |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE Silva, Rosa Helena Dias da Formação de professores indígenas povos indígenas e ensino superior. |
title_short |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
title_full |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
title_fullStr |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
title_sort |
OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE |
author |
Silva, Rosa Helena Dias da |
author_facet |
Silva, Rosa Helena Dias da Santos, Rita Floramar Fernandes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rita Floramar Fernandes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosa Helena Dias da Santos, Rita Floramar Fernandes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores indígenas povos indígenas e ensino superior. |
topic |
Formação de professores indígenas povos indígenas e ensino superior. |
description |
O artigo trata da questão da formação de professores indígenas enquanto reivindicação do movimento indígena e enquanto políticas públicas, a exemplo do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/MEC/SEsu/SECAD) no bojo da problemática da oficialização das escolas indígenas. Focaliza como os povos indígenas têm se organizado para fazer valer seu direito a uma escola própria e, consequentemente, a processos de formação docente também próprios. Este é o caso do povo Mura, da região de Autazes, e sua constante busca por formação, que culminou na Licenciatura Específica construída conjuntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje já no seu quarto ano. O Curso esta sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação desde 2008, com uma Turma de 60 alunos que são professores indígenas do povo Mura em dez escolas nas aldeias, no município de Autazes/ AM. Este processo ilustrará a reflexão mais ampla sobre o tema do acesso dos povos indígenas ao ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020/3223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 45-60 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460422049792 |