A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pais, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma atividade de pesquisa na Educação M atemática envolvendo a argumentação em um curso de Licenciatura de M atemática. Situa a argumentação no contexto das provas e demonstrações e discute a sua importância na Educação M atemática. Apresenta uma síntese da Teoria Antropológica do Didático, utilizando-a como suporte teórico para análise da atividade e se insere no contexto da pesquisa qualitativa do Tipo Etnográfico. Alguns resultados apontam para a presença da argumentação lógica na resolução apresentada pelos acadêmicos e institui um teorema até então desconhecido por eles
id UNEMAT-5_bc3d9421332ab845a86aac3a9e8951a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3659
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAargumentaçãoteoria antropológica do didáticoeducação matemática.Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma atividade de pesquisa na Educação M atemática envolvendo a argumentação em um curso de Licenciatura de M atemática. Situa a argumentação no contexto das provas e demonstrações e discute a sua importância na Educação M atemática. Apresenta uma síntese da Teoria Antropológica do Didático, utilizando-a como suporte teórico para análise da atividade e se insere no contexto da pesquisa qualitativa do Tipo Etnográfico. Alguns resultados apontam para a presença da argumentação lógica na resolução apresentada pelos acadêmicos e institui um teorema até então desconhecido por elesUNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 117-1322178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659/2939Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, AntonioPais, Luiz Carlos2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3659Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
spellingShingle A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Sales, Antonio
argumentação
teoria antropológica do didático
educação matemática.
title_short A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_fullStr A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_sort A ARGUMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GEOMETRIA DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
author Sales, Antonio
author_facet Sales, Antonio
Pais, Luiz Carlos
author_role author
author2 Pais, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Antonio
Pais, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv argumentação
teoria antropológica do didático
educação matemática.
topic argumentação
teoria antropológica do didático
educação matemática.
description Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma atividade de pesquisa na Educação M atemática envolvendo a argumentação em um curso de Licenciatura de M atemática. Situa a argumentação no contexto das provas e demonstrações e discute a sua importância na Educação M atemática. Apresenta uma síntese da Teoria Antropológica do Didático, utilizando-a como suporte teórico para análise da atividade e se insere no contexto da pesquisa qualitativa do Tipo Etnográfico. Alguns resultados apontam para a presença da argumentação lógica na resolução apresentada pelos acadêmicos e institui um teorema até então desconhecido por eles
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3659/2939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 117-132
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459800244224