O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marilda de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amaral, Maria Clara Ede
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954
Resumo: A cultura da eficácia e da eficiência tem sido disseminada no meio educacional desde as reformas que começaram a ser implantadas na década de 1990, no caso do Brasil, mas que já se consolidavam anteriormente nos países centrais. Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar as implicações do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA) para a gestão democrática e o desempenho dos alunos (1º ciclo) de duas escolas públicas, entre 2010 e 2015. É um estudo de caso, com levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos sobre o programa em âmbito estadual. Discutimos aqui alguns dados já consolidados sobre o programa que demonstram influências de arranjos em que o gerencialismo é apresentado como fórmula eficiente para melhorar a qualidade da educação da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso.
id UNEMAT-5_befddaad253c7bc7f10ccde71744a302
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGApolítica educacionaleducação públicagerencialismogestão democráticaA cultura da eficácia e da eficiência tem sido disseminada no meio educacional desde as reformas que começaram a ser implantadas na década de 1990, no caso do Brasil, mas que já se consolidavam anteriormente nos países centrais. Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar as implicações do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA) para a gestão democrática e o desempenho dos alunos (1º ciclo) de duas escolas públicas, entre 2010 e 2015. É um estudo de caso, com levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos sobre o programa em âmbito estadual. Discutimos aqui alguns dados já consolidados sobre o programa que demonstram influências de arranjos em que o gerencialismo é apresentado como fórmula eficiente para melhorar a qualidade da educação da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 97-1122178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954/3146Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marilda de OliveiraAmaral, Maria Clara Ede2019-10-11T00:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:08:23Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
title O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
spellingShingle O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
Costa, Marilda de Oliveira
política educacional
educação pública
gerencialismo
gestão democrática
title_short O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
title_full O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
title_fullStr O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
title_full_unstemmed O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
title_sort O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
author Costa, Marilda de Oliveira
author_facet Costa, Marilda de Oliveira
Amaral, Maria Clara Ede
author_role author
author2 Amaral, Maria Clara Ede
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marilda de Oliveira
Amaral, Maria Clara Ede
dc.subject.por.fl_str_mv política educacional
educação pública
gerencialismo
gestão democrática
topic política educacional
educação pública
gerencialismo
gestão democrática
description A cultura da eficácia e da eficiência tem sido disseminada no meio educacional desde as reformas que começaram a ser implantadas na década de 1990, no caso do Brasil, mas que já se consolidavam anteriormente nos países centrais. Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar as implicações do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA) para a gestão democrática e o desempenho dos alunos (1º ciclo) de duas escolas públicas, entre 2010 e 2015. É um estudo de caso, com levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos sobre o programa em âmbito estadual. Discutimos aqui alguns dados já consolidados sobre o programa que demonstram influências de arranjos em que o gerencialismo é apresentado como fórmula eficiente para melhorar a qualidade da educação da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954/3146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 24 n. 2 (2015): (JUL/DEZ); 97-112
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460315095040