O GOVERNO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO SOB A ÉGIDE DO GERENCIALISMO: O CASO DO SIGA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3954 |
Resumo: | A cultura da eficácia e da eficiência tem sido disseminada no meio educacional desde as reformas que começaram a ser implantadas na década de 1990, no caso do Brasil, mas que já se consolidavam anteriormente nos países centrais. Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar as implicações do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA) para a gestão democrática e o desempenho dos alunos (1º ciclo) de duas escolas públicas, entre 2010 e 2015. É um estudo de caso, com levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos sobre o programa em âmbito estadual. Discutimos aqui alguns dados já consolidados sobre o programa que demonstram influências de arranjos em que o gerencialismo é apresentado como fórmula eficiente para melhorar a qualidade da educação da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso. |
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