Gestão escolar democrática e gestão gerencialista de viés privatista: a disputa pela educação básica pública
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212656 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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Gestão escolar democrática e gestão gerencialista de viés privatista: a disputa pela educação básica públicaEducação BásicaGestão DemocráticaGerencialismo educacional privatistaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa sobre a gestão democrática e a disputa da Educação Básica pela gestão de cunho gerencial. Tem como objetivo compreender o motivo pelo qual a gestão democrática escolar – sendo um direito conquistado –, vem sendo atacada cada vez mais, possibilitando que as instituições privadas se façam presentes dentro das instituições públicas de educação, com o pretenso intuito de melhoria. O presente trabalho aborda, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica de como a gestão democrática vem sendo disputada, a diferença entre as duas formas de gestão, a redefinição do papel do Estado e como se desdobra no que tange à autonomia velada da gestão gerencial e as implicações para a educação, finalizando com o questionamento se a gestão democrática está em risco. A gestão democrática além de proporcionar um projeto educativo efetivamente dialógico, representa o sentimento de pertença ao local, criando condições favoráveis para cada escola, compreendendo que cada local tem sua especificidade por meio de todos os agentes educativos e a sua melhor forma de se construir a escola. Já a gestão gerencial, por sua vez, se imiscui nas escolas públicas com o intuito de padronização de metas, objetivos e resultados, estimulando a competitividade, deixando de considerar a autonomia financeira, pedagógica e administrativa da escola, convertendo a escola numa racionalização empresarial.Florianópolis, SCDantas, Jéferson SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaRachadel, Maria Eduarda Marcelino2020-09-08T13:43:53Z2020-09-08T13:43:53Z2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36papplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212656info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T13:43:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212656Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T13:43:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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