ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3563 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é demonstrar, a partir de situações vivenciadas e testemunhadas, como, em geral, o ensino e a pesquisa na universidade são restritivos quanto à universalidade, singularidade e imparcialidade, no que tange às abordagens consideradas sob o âmbito do senso comum e teológico, por exemplo, com especificidade para o confronto entre o evolucionismo e o criacionismo e suas inferências, ainda que, quanto a este, apresentam-se evidências de caráter científico. Para isso, tendo como referenciais os modelos evolucionista e criacionista, precedidos pelas situações exemplificadas, entendo ter delineado um quadro satisfatório para que os leitores se situem e sejam subsidiados para assimilarem ou não as argumentações feitas. Desenvolvo tais argumentações apresentando o suporte legal, os procedimentos metodológicos, as antropologias filosóficas e teorias pedagógicas, o quadro sugestivo pertinente às tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas, o suporte teórico e situações evidenciadas. |
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