ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Milton Chicalé
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3563
Resumo: O  objetivo  deste trabalho  é demonstrar, a  partir de situações vivenciadas e testemunhadas, como, em geral, o ensino e a  pesquisa na universidade são restritivos quanto à universalidade, singularidade  e imparcialidade, no que tange às abordagens consideradas sob o âmbito do senso  comum e teológico, por exemplo, com especificidade para o confronto entre o evolucionismo  e o criacionismo e suas inferências, ainda que, quanto a este, apresentam-se evidências de caráter científico. Para isso, tendo como  referenciais os modelos evolucionista e criacionista, precedidos pelas situações exemplificadas, entendo ter delineado um quadro satisfatório para que  os leitores se situem e sejam subsidiados para assimilarem ou não as argumentações feitas. Desenvolvo tais argumentações apresentando o suporte legal,  os procedimentos metodológicos, as antropologias filosóficas e teorias pedagógicas, o quadro sugestivo pertinente às tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas, o suporte teórico e situações evidenciadas.
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