PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156 |
Resumo: | Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social. |
id |
UNEMAT-5_dcbdc891aa1fd436cb436b4633504fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEsse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 199-2192178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156/3952Copyright (c) 2021 Renata Morgado Silva, Soraya de Araújo Feitosa, Jardielly Alencar Vasconcelos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata MorgadoFeitosa, Soraya de AraújoMartins, Jardielly Alencar Vasconcelos2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Silva, Renata Morgado |
title_short |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Silva, Renata Morgado |
author_facet |
Silva, Renata Morgado Feitosa, Soraya de Araújo Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Soraya de Araújo Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renata Morgado Feitosa, Soraya de Araújo Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos |
description |
Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156/3952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 199-219 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460832043008 |