PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Morgado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Feitosa, Soraya de Araújo, Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156
Resumo: Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.
id UNEMAT-5_dcbdc891aa1fd436cb436b4633504fd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEsse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 199-2192178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156/3952Copyright (c) 2021 Renata Morgado Silva, Soraya de Araújo Feitosa, Jardielly Alencar Vasconcelos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata MorgadoFeitosa, Soraya de AraújoMartins, Jardielly Alencar Vasconcelos2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva, Renata Morgado
title_short PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Silva, Renata Morgado
author_facet Silva, Renata Morgado
Feitosa, Soraya de Araújo
Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos
author_role author
author2 Feitosa, Soraya de Araújo
Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Morgado
Feitosa, Soraya de Araújo
Martins, Jardielly Alencar Vasconcelos
description Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156/3952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 199-219
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460832043008