A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matter, Josiane Adrieli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.
id UNIJ_e6cf8f9be46324506bed1d84a08c023a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2050
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental2014-03-1020122014-03-10T13:50:42Z2014-03-10T13:50:42ZEste trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.30 f.InterdisciplinaridadeAnos iniciaisPrática pedagógicaIntegraçãoComponentes currícularesPedagogiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050DMD_hdl_123456789/2050Matter, Josiane Adrieliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2050/1/MONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfapplication/pdf267123http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2050/1/MONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdfa4d2fa87a38cb4c2c72476e7a79776a0MD5123456789_2050_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
title A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
Matter, Josiane Adrieli
Interdisciplinaridade
Anos iniciais
Prática pedagógica
Integração
Componentes currículares
Pedagogia
Ciências humanas
title_short A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
author Matter, Josiane Adrieli
author_facet Matter, Josiane Adrieli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matter, Josiane Adrieli
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Anos iniciais
Prática pedagógica
Integração
Componentes currículares
Pedagogia
Ciências humanas
topic Interdisciplinaridade
Anos iniciais
Prática pedagógica
Integração
Componentes currículares
Pedagogia
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.
30 f.
description Este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões, e uma pesquisa de campo numa Escola Estadual do município de Santa Rosa, com o objetivo de investigar a compreensão dos educadores em relação à interdisciplinaridade, bem como resultados de uma prática pedagógica interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto é preciso compreender que a interdisciplinaridade é a integração entre os diferentes componentes curriculares e a sua prática no dia-a-dia da escola contribui para que os educandos aprendam de forma significativa. Propõem-se desta maneira uma análise crítica em relação à prática interdisciplinar, suas implicações e mudanças na área da educação. Finaliza-se ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou a necessidade de se ter uma prática interdisciplinar para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2014-03-10T13:50:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-10T13:50:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050
DMD_hdl_123456789/2050
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413981861380096