INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cró, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647
Resumo: Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar.
id UNEMAT-5_df7e13c1fe54615994c9364a6cd97d24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3647
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIORinovaçãoformação de professoresensino superiorconstrução do conhecimento pedagógicoprograma de formação.Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 153-1682178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647/2927Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCró, Maria de Lurdes2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3647Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
title INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
Cró, Maria de Lurdes
inovação
formação de professores
ensino superior
construção do conhecimento pedagógico
programa de formação.
title_short INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
title_full INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
title_sort INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
author Cró, Maria de Lurdes
author_facet Cró, Maria de Lurdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cró, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv inovação
formação de professores
ensino superior
construção do conhecimento pedagógico
programa de formação.
topic inovação
formação de professores
ensino superior
construção do conhecimento pedagógico
programa de formação.
description Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647/2927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 153-168
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459788709888