INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647 |
Resumo: | Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar. |
id |
UNEMAT-5_df7e13c1fe54615994c9364a6cd97d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3647 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIORinovaçãoformação de professoresensino superiorconstrução do conhecimento pedagógicoprograma de formação.Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 153-1682178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647/2927Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCró, Maria de Lurdes2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3647Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
title |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR Cró, Maria de Lurdes inovação formação de professores ensino superior construção do conhecimento pedagógico programa de formação. |
title_short |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Cró, Maria de Lurdes |
author_facet |
Cró, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cró, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inovação formação de professores ensino superior construção do conhecimento pedagógico programa de formação. |
topic |
inovação formação de professores ensino superior construção do conhecimento pedagógico programa de formação. |
description |
Partindo da constatação de que os sistemas educativos, quer de alguns países da Europa, quer doutros países, tal como os USA, América Latina e outros têm revelado resultados, pouco menos que alarmantes, no que concerne à literacia em matemática e à literacia em leitura e científica, o presente trabalho pretende reflectir sobre um dos factores (conscientes de que há uma multiplicidade de outros) que poderá ser explicativo de um tal fenómeno de insucesso dos alunos e abandono escolar: Como está a ser realizada a formação de professores nas instituições de ensino superior; como poderia ser desenvolvida, tendo como perspectiva uma Educação que promova, quer a auto-formação, quer a construção do conhecimento pedagógico, isto é, que desenvolva determinadas competências no aluno, futuro professor, que lhe permitam desempenhar a sua profissionalidade docente com convicção, eficácia e bem-estar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3647/2927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 153-168 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459788709888 |