O ITINERÁRIO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3963 |
Resumo: | Com o retorno da Filosofia para o ensino médio, muitos desafios foram postos à pesquisa e à práxis escolar, que necessitam de investigações sistemáticas, assumindo como objetos de conhecimento o ensino de Filosofia. Tradicionalmente identificada como um conhecimento emancipador, no contexto escolar ela é limitada por questões curriculares, que provocam a redução de seus sentidos. Pretendemos promover uma reflexão acerca dos desafios que a presença da Filosofia no contexto escolar nos coloca, interpelando a história da inserção do ensino de Filosofia no Brasil, propondo a questão: do ponto de vista histórico, qual(is) sentido(s) prevaleceu(ram) no ensino de Filosofia no Brasil? O acúmulo de teorias e o manejo de conceitos filosóficos clássicos, circunscritos à sua história ou o sentido emancipatório e transformador que a reflexão filosófica pode desencadear? Metodologicamente, a hermenêutica dos textos selecionados nos serviu de estratégia na produção de sentido para a inserção do ensino da Filosofia no Brasil. |
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