A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ademar de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471
Resumo: O presente artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Para refletir sobre a prática avaliativa, tomo como eixo norteador de inspiração metodológica a experiência educativa de “ensinante e aprendiz”, ancorado ao aporte teórico da pedagogia crítica na dimensão do pensamento epistemológico e educativo freiriano. Parto da compreensão que a avaliação é resultado da concepção de educação e tem uma relação indissociável à organização do trabalho pedagógico da escola. N este movimento, entende-se que, o ato de avaliar não é neutro, obedece a regras técnicas e políticas. Desta feita, aqui a avaliação está sendo compreendida como um ato político que potencializa o desenvolvimento da capacidade de o aluno pensar, construir e reconstruir conhecimento.
id UNEMAT-5_fad3ae9988a0782cd3982b79fea162df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3471
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALORavaliaçãoprática educativaaprendizagemO presente artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Para refletir sobre a prática avaliativa, tomo como eixo norteador de inspiração metodológica a experiência educativa de “ensinante e aprendiz”, ancorado ao aporte teórico da pedagogia crítica na dimensão do pensamento epistemológico e educativo freiriano. Parto da compreensão que a avaliação é resultado da concepção de educação e tem uma relação indissociável à organização do trabalho pedagógico da escola. N este movimento, entende-se que, o ato de avaliar não é neutro, obedece a regras técnicas e políticas. Desta feita, aqui a avaliação está sendo compreendida como um ato político que potencializa o desenvolvimento da capacidade de o aluno pensar, construir e reconstruir conhecimento.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 9-222178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471/2763Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ademar de Lima2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3471Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
title A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
spellingShingle A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
Carvalho, Ademar de Lima
avaliação
prática educativa
aprendizagem
title_short A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
title_full A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
title_fullStr A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
title_full_unstemmed A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
title_sort A COR DO TOM : A AVALIAÇÃO AO SABOR DA TRAMA DE UM JUÍZO DE VALOR
author Carvalho, Ademar de Lima
author_facet Carvalho, Ademar de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ademar de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
prática educativa
aprendizagem
topic avaliação
prática educativa
aprendizagem
description O presente artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Para refletir sobre a prática avaliativa, tomo como eixo norteador de inspiração metodológica a experiência educativa de “ensinante e aprendiz”, ancorado ao aporte teórico da pedagogia crítica na dimensão do pensamento epistemológico e educativo freiriano. Parto da compreensão que a avaliação é resultado da concepção de educação e tem uma relação indissociável à organização do trabalho pedagógico da escola. N este movimento, entende-se que, o ato de avaliar não é neutro, obedece a regras técnicas e políticas. Desta feita, aqui a avaliação está sendo compreendida como um ato político que potencializa o desenvolvimento da capacidade de o aluno pensar, construir e reconstruir conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3471/2763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 9-22
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459407028224