Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942 |
Resumo: | A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. |
id |
UNICAMP-19_d3d60f0a868225602c9e55fb7b191ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/942 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professoresAvaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.Avaliação da aprendizagemFormação de professoresA avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94210.20396/etd.v10in.esp..942ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-2271676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942/957Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nadia Aparecida deBoruchovitch, Evely2017-09-11T13:48:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/942Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.251375ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
title |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores Souza, Nadia Aparecida de Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores. Avaliação da aprendizagem Formação de professores |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores |
author |
Souza, Nadia Aparecida de |
author_facet |
Souza, Nadia Aparecida de Boruchovitch, Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch, Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nadia Aparecida de Boruchovitch, Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores. Avaliação da aprendizagem Formação de professores |
topic |
Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores. Avaliação da aprendizagem Formação de professores |
description |
A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942 10.20396/etd.v10in.esp..942 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942/957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651529977856 |