Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais. |
id |
UNENTRO-3_352aefbf0bea48174d3dbc04bc6006ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5088 |
network_acronym_str |
UNENTRO-3 |
network_name_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráficaMatemática; Ensino.Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.Ensino de Funções via gráficosO objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.UNICENTROLazzarin, João Roberto2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEspecial PROFMATapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-1042175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088/pdfDireitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T16:16:55Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5088Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2018-11-13T16:16:55Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
title |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
spellingShingle |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica Lazzarin, João Roberto Matemática; Ensino. Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra. Ensino de Funções via gráficos |
title_short |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
title_full |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
title_fullStr |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
title_full_unstemmed |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
title_sort |
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica |
author |
Lazzarin, João Roberto |
author_facet |
Lazzarin, João Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarin, João Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática; Ensino. Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra. Ensino de Funções via gráficos |
topic |
Matemática; Ensino. Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra. Ensino de Funções via gráficos |
description |
O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Especial PROFMAT |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104 2175-5620 1518-0352 reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNENTRO |
institution |
UNENTRO |
reponame_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
collection |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recen@unicentro.br |
_version_ |
1800216849453940736 |