Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarin, João Roberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e  uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.
id UNENTRO-3_352aefbf0bea48174d3dbc04bc6006ca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5088
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Funções: construindo conceitos a partir da análise gráficaMatemática; Ensino.Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.Ensino de Funções via gráficosO objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e  uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.UNICENTROLazzarin, João Roberto2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEspecial PROFMATapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-1042175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088/pdfDireitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T16:16:55Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5088Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2018-11-13T16:16:55Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
title Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
spellingShingle Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
Lazzarin, João Roberto
Matemática; Ensino.
Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.
Ensino de Funções via gráficos
title_short Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
title_full Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
title_fullStr Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
title_full_unstemmed Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
title_sort Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
author Lazzarin, João Roberto
author_facet Lazzarin, João Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarin, João Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; Ensino.
Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.
Ensino de Funções via gráficos
topic Matemática; Ensino.
Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.
Ensino de Funções via gráficos
description O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e  uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Especial PROFMAT
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5088/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 91-104
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216849453940736