Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mailson Matos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Esteves, Divanilda Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos  e tabelas, bem como associar  e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem.
id UNENTRO-3_3d85a36c7a9393db229d2d1dd7fcfa1d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4992
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de MatemáticaEducação matemáticaOficinas; Estatística e ProbabilidadeEste trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos  e tabelas, bem como associar  e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem.UNICENTROUniversidade Estadual da ParaíbaPereira, Mailson MatosEsteves, Divanilda Maia2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-1392175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992/pdfDireitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T16:16:55Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4992Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2018-11-13T16:16:55Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
title Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
spellingShingle Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
Pereira, Mailson Matos
Educação matemática
Oficinas; Estatística e Probabilidade
title_short Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
title_full Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
title_fullStr Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
title_full_unstemmed Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
title_sort Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
author Pereira, Mailson Matos
author_facet Pereira, Mailson Matos
Esteves, Divanilda Maia
author_role author
author2 Esteves, Divanilda Maia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mailson Matos
Esteves, Divanilda Maia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Oficinas; Estatística e Probabilidade
topic Educação matemática
Oficinas; Estatística e Probabilidade
description Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos  e tabelas, bem como associar  e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216849458135040