Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem. |
id |
UNENTRO-3_3d85a36c7a9393db229d2d1dd7fcfa1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4992 |
network_acronym_str |
UNENTRO-3 |
network_name_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de MatemáticaEducação matemáticaOficinas; Estatística e ProbabilidadeEste trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem.UNICENTROUniversidade Estadual da ParaíbaPereira, Mailson MatosEsteves, Divanilda Maia2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-1392175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992/pdfDireitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T16:16:55Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4992Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2018-11-13T16:16:55Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
spellingShingle |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática Pereira, Mailson Matos Educação matemática Oficinas; Estatística e Probabilidade |
title_short |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_fullStr |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_full_unstemmed |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
title_sort |
Oficinas de Probabilidade e Estatística: Uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de Matemática |
author |
Pereira, Mailson Matos |
author_facet |
Pereira, Mailson Matos Esteves, Divanilda Maia |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, Divanilda Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mailson Matos Esteves, Divanilda Maia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Oficinas; Estatística e Probabilidade |
topic |
Educação matemática Oficinas; Estatística e Probabilidade |
description |
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Probabilidade e Estatística no ensino médio. Para atingir o objetivo foram aplicadas cinco oficinas de Matemática com os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara localizada na cidade de Pombal-PB. A aplicação das oficinas tinha como objetivo desenvolver nos educandos um novo olhar sobre a matemática, fazer com que os mesmos fossem capazes de compreender conceitos probabilísticos e estatísticos, construir e fazer leitura de gráficos e tabelas, bem como associar e utilizar estudo de Estatística e Probabilidade em seu cotidiano social. No decorrer do trabalho, serão apresentados: a descrição das oficinas, sua aplicação e os resultados obtidos. Por fim, apresentaremos o perfil da turma e as impressões dos alunos sobre o impacto do trabalho na sua aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4992/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 126-139 2175-5620 1518-0352 reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNENTRO |
institution |
UNENTRO |
reponame_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
collection |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recen@unicentro.br |
_version_ |
1800216849458135040 |