Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Thiago Selau
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_0703cad9c26540d044c5aa0ff727c624
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5648
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
repository_id_str
spelling Francisco, Thiago SelauPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-09T19:57:12Z2018-03-09T19:57:12Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O Merchandising é uma importante ferramenta de promoção a ser aplicada no varejo. Consiste na definição dos diversos aspectos que envolvem a experiência de consumo, não excluindo fatores como o ambiente, os produtos, os preços, a comunicação e o atendimento. Conhecer o comportamento dos consumidores é crucial para o sucesso de qualquer operação varejista. Com base nisso, o presente estudo buscou compreender o comportamento de consumo em lojas de autoatendimento com filiais no município de Criciúma. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada como consumidores das lojas de autoatendimento Renner, Riachuelo, Havan, Studio Z e Americanas, assim como os gestores dessas organizações. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados qualitativa e quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado via Google Docs, enviado diretamente para os gestores da lojas e disponibilizado para resposta via redes sociais e e-mail para os consumidores. Verificou-se que as empresas estudadas utilizam técnicas de Merchandising em suas operações, porém desconhecem alguns posicionamentos de seu público consumidor. Além disso, foram identificadas oportunidades de melhoria que podem beneficiar, ainda mais, a experiência de compra nas lojas.MerchandisingComportamento do consumidorNovas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdfTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdfTCCapplication/pdf1210423http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/1/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf2d1cda8562a259819b65dedd7a53e2f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.txtTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.txtExtracted texttext/plain102563http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/3/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.txt4c7143a6f5159d00a1384dfb0984febaMD53THUMBNAILTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.jpgTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/4/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.jpgb9dcc680deb168c9def6f221d56bb27dMD541/56482018-03-09 16:57:14.917oai:repositorio.unesc.net: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:44:56.167309Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
title Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
spellingShingle Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
Francisco, Thiago Selau
Merchandising
Comportamento do consumidor
title_short Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
title_full Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
title_fullStr Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
title_full_unstemmed Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
title_sort Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
author Francisco, Thiago Selau
author_facet Francisco, Thiago Selau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Thiago Selau
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
contributor_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Comportamento do consumidor
topic Merchandising
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2017
dc.date.created.fl_str_mv 2017-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-09T19:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-09T19:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/1/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/3/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/4/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1cda8562a259819b65dedd7a53e2f0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4c7143a6f5159d00a1384dfb0984feba
b9dcc680deb168c9def6f221d56bb27d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unesc.net.
_version_ 1805673305043107840