Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_0703cad9c26540d044c5aa0ff727c624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/5648 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisco, Thiago SelauPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-09T19:57:12Z2018-03-09T19:57:12Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O Merchandising é uma importante ferramenta de promoção a ser aplicada no varejo. Consiste na definição dos diversos aspectos que envolvem a experiência de consumo, não excluindo fatores como o ambiente, os produtos, os preços, a comunicação e o atendimento. Conhecer o comportamento dos consumidores é crucial para o sucesso de qualquer operação varejista. Com base nisso, o presente estudo buscou compreender o comportamento de consumo em lojas de autoatendimento com filiais no município de Criciúma. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada como consumidores das lojas de autoatendimento Renner, Riachuelo, Havan, Studio Z e Americanas, assim como os gestores dessas organizações. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados qualitativa e quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado via Google Docs, enviado diretamente para os gestores da lojas e disponibilizado para resposta via redes sociais e e-mail para os consumidores. Verificou-se que as empresas estudadas utilizam técnicas de Merchandising em suas operações, porém desconhecem alguns posicionamentos de seu público consumidor. Além disso, foram identificadas oportunidades de melhoria que podem beneficiar, ainda mais, a experiência de compra nas lojas.MerchandisingComportamento do consumidorNovas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdfTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdfTCCapplication/pdf1210423http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/1/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf2d1cda8562a259819b65dedd7a53e2f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.txtTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.txtExtracted texttext/plain102563http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/3/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.txt4c7143a6f5159d00a1384dfb0984febaMD53THUMBNAILTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.jpgTHIAGO SELAU FRANCISCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/4/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.jpgb9dcc680deb168c9def6f221d56bb27dMD541/56482018-03-09 16:57:14.917oai:repositorio.unesc.net: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:44:56.167309Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
title |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
spellingShingle |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento Francisco, Thiago Selau Merchandising Comportamento do consumidor |
title_short |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
title_full |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
title_fullStr |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
title_full_unstemmed |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
title_sort |
Novas tendências do merchandising e seu impacto sobre o comportamento de consumo: uma análise em lojas de autoatendimento |
author |
Francisco, Thiago Selau |
author_facet |
Francisco, Thiago Selau |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Thiago Selau |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Luciane de Carvalho |
contributor_str_mv |
Pereira, Luciane de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merchandising Comportamento do consumidor |
topic |
Merchandising Comportamento do consumidor |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2017-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-09T19:57:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-09T19:57:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/1/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/3/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5648/4/THIAGO%20SELAU%20FRANCISCO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d1cda8562a259819b65dedd7a53e2f0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4c7143a6f5159d00a1384dfb0984feba b9dcc680deb168c9def6f221d56bb27d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unesc.net. |
_version_ |
1805673305043107840 |