Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritzen, Geovani da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145
Resumo: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Comunicação e Estratégias de Marketing : Foco em Marketing de Relacionamento.
id UNESC-1_4900709e891bb547aac22e2ba8b38fbd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/2145
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
repository_id_str
spelling Fritzen, Geovani da SilvaMarcelino, Jorge AntônioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-04-09T17:36:49Z2014-04-09T17:36:49Z20132014-04-09http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Comunicação e Estratégias de Marketing : Foco em Marketing de Relacionamento.A fidelização de clientes nas organizações tem sido considerada como uma grande preocupação para as empresas, devido à forte concorrência e as mais altas expectativas e exigências por parte dos consumidores. Uma forma de aumentar a fidelidade dos clientes é concentrando-se em oferecer excelentes serviços e atender as suas necessidades. Além disso, as empresa precisam ter a compreensão de que é necessário tratar cada cliente como se fosse o único, o que pode ser obtido por meio de estratégias do marketing de relacionamento. Com a filosofia do marketing de relacionamento, as organizações, entre elas a micro e pequenas empresas, buscam ampliar e reforçar o foco de concentração no desenvolvimento de relações contínuas com os consumidores já existentes, pois entendem que é melhor e mais lucrativo manter do que conquistar novos clientes. Com base nisso, o objetivo deste estudo foi apresentar a importância do marketing de relacionamento para as empresas de micro e pequeno porte. A partir de uma pesquisa de revisão, concluiu-se que, as estratégias de marketing de relacionamento contribuem para que essas empresas possam gerenciar e cuidar de sua interação com clientes, obtendo os mesmos benefícios das empresas de maior porte. Porém, deve ser praticado não somente no ponto de atendimento ou ao nível de gerente, mas em todos os pontos da empresa, como forma de obtenção de vantagens competitivas.MarketingMarketing de relacionamentoPequenas e médias empresasImportância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGeovani da Silva Fritzen.pdfGeovani da Silva Fritzen.pdfMonografiaapplication/pdf227069http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/1/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdfaaa123ef99c432f4fc1e05fdaffa9df5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTGeovani da Silva Fritzen.pdf.txtGeovani da Silva Fritzen.pdf.txtExtracted texttext/plain92367http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/3/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.txtb357f2d5616a8c8b328009d68fa165beMD53THUMBNAILGeovani da Silva Fritzen.pdf.jpgGeovani da Silva Fritzen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/4/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.jpgb3aa3a1efaaaacf8f29c2a6621de4056MD541/21452015-08-24 23:23:54.424oai:repositorio.unesc.net: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:45:14.006897Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
title Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
spellingShingle Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
Fritzen, Geovani da Silva
Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
title_short Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
title_full Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
title_fullStr Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
title_full_unstemmed Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
title_sort Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
author Fritzen, Geovani da Silva
author_facet Fritzen, Geovani da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritzen, Geovani da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelino, Jorge Antônio
contributor_str_mv Marcelino, Jorge Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
topic Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
description Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Comunicação e Estratégias de Marketing : Foco em Marketing de Relacionamento.
publishDate 2013
dc.date.created.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-09T17:36:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-09T17:36:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/1/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/3/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/4/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aaa123ef99c432f4fc1e05fdaffa9df5
09af850207095721090e50e21d50d1ef
b357f2d5616a8c8b328009d68fa165be
b3aa3a1efaaaacf8f29c2a6621de4056
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unesc.net.
_version_ 1805673307202125824