Importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145 |
Resumo: | Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Comunicação e Estratégias de Marketing : Foco em Marketing de Relacionamento. |
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Fritzen, Geovani da SilvaMarcelino, Jorge AntônioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-04-09T17:36:49Z2014-04-09T17:36:49Z20132014-04-09http://repositorio.unesc.net/handle/1/2145Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Comunicação e Estratégias de Marketing : Foco em Marketing de Relacionamento.A fidelização de clientes nas organizações tem sido considerada como uma grande preocupação para as empresas, devido à forte concorrência e as mais altas expectativas e exigências por parte dos consumidores. Uma forma de aumentar a fidelidade dos clientes é concentrando-se em oferecer excelentes serviços e atender as suas necessidades. Além disso, as empresa precisam ter a compreensão de que é necessário tratar cada cliente como se fosse o único, o que pode ser obtido por meio de estratégias do marketing de relacionamento. Com a filosofia do marketing de relacionamento, as organizações, entre elas a micro e pequenas empresas, buscam ampliar e reforçar o foco de concentração no desenvolvimento de relações contínuas com os consumidores já existentes, pois entendem que é melhor e mais lucrativo manter do que conquistar novos clientes. Com base nisso, o objetivo deste estudo foi apresentar a importância do marketing de relacionamento para as empresas de micro e pequeno porte. A partir de uma pesquisa de revisão, concluiu-se que, as estratégias de marketing de relacionamento contribuem para que essas empresas possam gerenciar e cuidar de sua interação com clientes, obtendo os mesmos benefícios das empresas de maior porte. Porém, deve ser praticado não somente no ponto de atendimento ou ao nível de gerente, mas em todos os pontos da empresa, como forma de obtenção de vantagens competitivas.MarketingMarketing de relacionamentoPequenas e médias empresasImportância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGeovani da Silva Fritzen.pdfGeovani da Silva Fritzen.pdfMonografiaapplication/pdf227069http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/1/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdfaaa123ef99c432f4fc1e05fdaffa9df5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTGeovani da Silva Fritzen.pdf.txtGeovani da Silva Fritzen.pdf.txtExtracted texttext/plain92367http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/3/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.txtb357f2d5616a8c8b328009d68fa165beMD53THUMBNAILGeovani da Silva Fritzen.pdf.jpgGeovani da Silva Fritzen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2145/4/Geovani%20da%20Silva%20Fritzen.pdf.jpgb3aa3a1efaaaacf8f29c2a6621de4056MD541/21452015-08-24 23:23:54.424oai:repositorio.unesc.net: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:45:14.006897Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
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