A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália Gabriele Cruz dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Priscila da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7759
Resumo: O avanço da tecnologia ocasionou uma série de transformações no ambiente mercadológico, deixando o cenário mais competitivo. Setores ligados à comunicação tiveram um impacto direto devido à velocidade da informação, com isso, o cliente passa a ser o foco das atenções, o que leva as organizações a buscar estratégias para atrair e reter o cliente, dando origem ao marketing de relacionamento. Este artigo se propõe a conhecer as estratégias de Marketing de Relacionamento e verificar se estas são importantes para o desempenho de uma empresa de pequeno porte no setor de comunicação nos dias de hoje. Para isso escolheu-se a ANAGRAMA PUBLICIDADE, de Volta Redonda, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada com um dos gestores com o intuito de conhecer as estratégias da empresa, bem como o uso de determinadas ferramentas e a importância destas para manter o cliente sob a atenção dos gestores. Ao longo deste trabalho discute-se o conceito de Marketing e sua evolução até o Marketing de Relacionamento, como ênfase no CRM – Customer Relationship Management e algumas ferramentas de apoio a este processo
id UFF-2_a155c9fe87ad6a42a3faa68d3a1d6962
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7759
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta RedondaMarketingMarketing de relacionamentoCRMMicro e pequenas empresasMarketingMarketing de relacionamentoPequenas e médias empresasVolta Redonda (RJ)O avanço da tecnologia ocasionou uma série de transformações no ambiente mercadológico, deixando o cenário mais competitivo. Setores ligados à comunicação tiveram um impacto direto devido à velocidade da informação, com isso, o cliente passa a ser o foco das atenções, o que leva as organizações a buscar estratégias para atrair e reter o cliente, dando origem ao marketing de relacionamento. Este artigo se propõe a conhecer as estratégias de Marketing de Relacionamento e verificar se estas são importantes para o desempenho de uma empresa de pequeno porte no setor de comunicação nos dias de hoje. Para isso escolheu-se a ANAGRAMA PUBLICIDADE, de Volta Redonda, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada com um dos gestores com o intuito de conhecer as estratégias da empresa, bem como o uso de determinadas ferramentas e a importância destas para manter o cliente sob a atenção dos gestores. Ao longo deste trabalho discute-se o conceito de Marketing e sua evolução até o Marketing de Relacionamento, como ênfase no CRM – Customer Relationship Management e algumas ferramentas de apoio a este processoAbegão, Luis HenriqueSiqueira, José Ricardo MaiaDamaso, José Cláudio GarciaSantos, Natália Gabriele Cruz dosSilva, Priscila da2018-10-04T22:33:14Z2018-10-04T22:33:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7759http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T14:55:32Zoai:app.uff.br:1/7759Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T14:55:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
title A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
spellingShingle A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
Santos, Natália Gabriele Cruz dos
Marketing
Marketing de relacionamento
CRM
Micro e pequenas empresas
Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
Volta Redonda (RJ)
title_short A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
title_full A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
title_fullStr A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
title_full_unstemmed A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
title_sort A importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte: um estudo de caso na Anagrama Publicidade em Volta Redonda
author Santos, Natália Gabriele Cruz dos
author_facet Santos, Natália Gabriele Cruz dos
Silva, Priscila da
author_role author
author2 Silva, Priscila da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abegão, Luis Henrique
Siqueira, José Ricardo Maia
Damaso, José Cláudio Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natália Gabriele Cruz dos
Silva, Priscila da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing de relacionamento
CRM
Micro e pequenas empresas
Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
Volta Redonda (RJ)
topic Marketing
Marketing de relacionamento
CRM
Micro e pequenas empresas
Marketing
Marketing de relacionamento
Pequenas e médias empresas
Volta Redonda (RJ)
description O avanço da tecnologia ocasionou uma série de transformações no ambiente mercadológico, deixando o cenário mais competitivo. Setores ligados à comunicação tiveram um impacto direto devido à velocidade da informação, com isso, o cliente passa a ser o foco das atenções, o que leva as organizações a buscar estratégias para atrair e reter o cliente, dando origem ao marketing de relacionamento. Este artigo se propõe a conhecer as estratégias de Marketing de Relacionamento e verificar se estas são importantes para o desempenho de uma empresa de pequeno porte no setor de comunicação nos dias de hoje. Para isso escolheu-se a ANAGRAMA PUBLICIDADE, de Volta Redonda, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada com um dos gestores com o intuito de conhecer as estratégias da empresa, bem como o uso de determinadas ferramentas e a importância destas para manter o cliente sob a atenção dos gestores. Ao longo deste trabalho discute-se o conceito de Marketing e sua evolução até o Marketing de Relacionamento, como ênfase no CRM – Customer Relationship Management e algumas ferramentas de apoio a este processo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-04T22:33:14Z
2018-10-04T22:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7759
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433228308119552