Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Thayse Castro André de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245
Resumo: Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente.
id UNESC-1_7b9d64bbea9e69d18e762f0688b9bb74
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/1245
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Campos, Thayse Castro André deTrindade, Cláudia BromirskyUniversidade do Extremo Sul Catarinense2012-10-24T15:16:14Z2012-10-24T15:16:14Z20122012-10-24http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente.O Brasil é o terceiro maior país consumidor de produtos de higiene e beleza, tendo, com a inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar brasileira, principalmente da classe média, possibilidades de crescimento em diferentes setores e serviços, como os oferecidos pelos salões de beleza. Assim, este estudo visa conhecer o perfil das mulheres brasileiras consumidoras dos serviços de salões de beleza, a fim de identificar o potencial de compra dessas clientes e os fatores que as motivam a usarem tais serviços. Esta pesquisa se pautou em uma base teórica consistente, apoiada em autores prestigiados, abordando conceitos de marketing de serviços, comportamento do consumidor, entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pelo método Levantamento (ou Survey), tendo, para coleta de dados, o questionário online. De modo geral, a análise dos questionários demonstrou que as mulheres pesquisadas exercem atividade profissional e possuem renda entre 02 e 04 salários mínimos, o que leva a deduzir o poder aquisitivo das brasileiras e sua presença no mercado de trabalho. A pesquisa revelou, ainda, que a maioria das pesquisadas afirmou sempre frequentar salões de beleza e que gastam, atualmente, menos de 5% de sua renda mensal com o serviço. As entrevistadas indicaram, também, que aumentaram o consumo dos serviços oferecidos pelos salões nos últimos 12 meses e estão dispostas a investir mais do que investem hoje para ficarem bonitas e elevarem sua autoestima, tendo os cuidados com o cabelo o aspecto central de sua atenção. Outro ponto levantado é que prezam pela qualidade nos serviços prestados e estão dispostas a pagar mais para que obtenham um serviço de qualidade superior.Marketing de serviçosComportamento do consumidorMulheresSalão de belezaPerfil das consumidoras de salões de beleza no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALThayse Castro André de Campos.pdfThayse Castro André de Campos.pdfMonografiaapplication/pdf932416http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/1/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf12429e27e3d6e8a394e0a49c3b318dadMD51LICENSElicenseTese.txtlicenseTese.txttext/plain; charset=utf-81483http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/2/licenseTese.txtacf5d5dea57912bb4676a764deb92ba3MD52LICENSElicenseMonografia.txtlicenseMonografia.txttext/plain; charset=utf-81336http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/3/licenseMonografia.txt18e74ae2a7b0e99a47436897d8cd3bffMD53TEXTThayse Castro André de Campos.pdf.txtThayse Castro André de Campos.pdf.txtExtracted texttext/plain133291http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/4/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.txtc2453059e0066e9931f5c8e7816ea47eMD54THUMBNAILThayse Castro André de Campos.pdf.jpgThayse Castro André de Campos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/5/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.jpg9f958b853400b60f16258b0f41f5e6a6MD551/12452015-08-24 22:53:42.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
title Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
spellingShingle Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
Campos, Thayse Castro André de
Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Mulheres
Salão de beleza
title_short Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
title_full Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
title_fullStr Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
title_full_unstemmed Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
title_sort Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
author Campos, Thayse Castro André de
author_facet Campos, Thayse Castro André de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Thayse Castro André de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Cláudia Bromirsky
contributor_str_mv Trindade, Cláudia Bromirsky
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Mulheres
Salão de beleza
topic Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Mulheres
Salão de beleza
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Brasil é o terceiro maior país consumidor de produtos de higiene e beleza, tendo, com a inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar brasileira, principalmente da classe média, possibilidades de crescimento em diferentes setores e serviços, como os oferecidos pelos salões de beleza. Assim, este estudo visa conhecer o perfil das mulheres brasileiras consumidoras dos serviços de salões de beleza, a fim de identificar o potencial de compra dessas clientes e os fatores que as motivam a usarem tais serviços. Esta pesquisa se pautou em uma base teórica consistente, apoiada em autores prestigiados, abordando conceitos de marketing de serviços, comportamento do consumidor, entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pelo método Levantamento (ou Survey), tendo, para coleta de dados, o questionário online. De modo geral, a análise dos questionários demonstrou que as mulheres pesquisadas exercem atividade profissional e possuem renda entre 02 e 04 salários mínimos, o que leva a deduzir o poder aquisitivo das brasileiras e sua presença no mercado de trabalho. A pesquisa revelou, ainda, que a maioria das pesquisadas afirmou sempre frequentar salões de beleza e que gastam, atualmente, menos de 5% de sua renda mensal com o serviço. As entrevistadas indicaram, também, que aumentaram o consumo dos serviços oferecidos pelos salões nos últimos 12 meses e estão dispostas a investir mais do que investem hoje para ficarem bonitas e elevarem sua autoestima, tendo os cuidados com o cabelo o aspecto central de sua atenção. Outro ponto levantado é que prezam pela qualidade nos serviços prestados e estão dispostas a pagar mais para que obtenham um serviço de qualidade superior.
description Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T15:16:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T15:16:14Z
dc.date.created.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/1/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/2/licenseTese.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/3/licenseMonografia.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/4/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/5/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12429e27e3d6e8a394e0a49c3b318dad
acf5d5dea57912bb4676a764deb92ba3
18e74ae2a7b0e99a47436897d8cd3bff
c2453059e0066e9931f5c8e7816ea47e
9f958b853400b60f16258b0f41f5e6a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763298140356608