Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245 |
Resumo: | Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente. |
id |
UNESC-1_7b9d64bbea9e69d18e762f0688b9bb74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/1245 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Campos, Thayse Castro André deTrindade, Cláudia BromirskyUniversidade do Extremo Sul Catarinense2012-10-24T15:16:14Z2012-10-24T15:16:14Z20122012-10-24http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente.O Brasil é o terceiro maior país consumidor de produtos de higiene e beleza, tendo, com a inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar brasileira, principalmente da classe média, possibilidades de crescimento em diferentes setores e serviços, como os oferecidos pelos salões de beleza. Assim, este estudo visa conhecer o perfil das mulheres brasileiras consumidoras dos serviços de salões de beleza, a fim de identificar o potencial de compra dessas clientes e os fatores que as motivam a usarem tais serviços. Esta pesquisa se pautou em uma base teórica consistente, apoiada em autores prestigiados, abordando conceitos de marketing de serviços, comportamento do consumidor, entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pelo método Levantamento (ou Survey), tendo, para coleta de dados, o questionário online. De modo geral, a análise dos questionários demonstrou que as mulheres pesquisadas exercem atividade profissional e possuem renda entre 02 e 04 salários mínimos, o que leva a deduzir o poder aquisitivo das brasileiras e sua presença no mercado de trabalho. A pesquisa revelou, ainda, que a maioria das pesquisadas afirmou sempre frequentar salões de beleza e que gastam, atualmente, menos de 5% de sua renda mensal com o serviço. As entrevistadas indicaram, também, que aumentaram o consumo dos serviços oferecidos pelos salões nos últimos 12 meses e estão dispostas a investir mais do que investem hoje para ficarem bonitas e elevarem sua autoestima, tendo os cuidados com o cabelo o aspecto central de sua atenção. Outro ponto levantado é que prezam pela qualidade nos serviços prestados e estão dispostas a pagar mais para que obtenham um serviço de qualidade superior.Marketing de serviçosComportamento do consumidorMulheresSalão de belezaPerfil das consumidoras de salões de beleza no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALThayse Castro André de Campos.pdfThayse Castro André de Campos.pdfMonografiaapplication/pdf932416http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/1/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf12429e27e3d6e8a394e0a49c3b318dadMD51LICENSElicenseTese.txtlicenseTese.txttext/plain; charset=utf-81483http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/2/licenseTese.txtacf5d5dea57912bb4676a764deb92ba3MD52LICENSElicenseMonografia.txtlicenseMonografia.txttext/plain; charset=utf-81336http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/3/licenseMonografia.txt18e74ae2a7b0e99a47436897d8cd3bffMD53TEXTThayse Castro André de Campos.pdf.txtThayse Castro André de Campos.pdf.txtExtracted texttext/plain133291http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/4/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.txtc2453059e0066e9931f5c8e7816ea47eMD54THUMBNAILThayse Castro André de Campos.pdf.jpgThayse Castro André de Campos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/5/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.jpg9f958b853400b60f16258b0f41f5e6a6MD551/12452015-08-24 22:53:42.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
title |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
spellingShingle |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil Campos, Thayse Castro André de Marketing de serviços Comportamento do consumidor Mulheres Salão de beleza |
title_short |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
title_full |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
title_fullStr |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
title_full_unstemmed |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
title_sort |
Perfil das consumidoras de salões de beleza no Brasil |
author |
Campos, Thayse Castro André de |
author_facet |
Campos, Thayse Castro André de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Thayse Castro André de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Cláudia Bromirsky |
contributor_str_mv |
Trindade, Cláudia Bromirsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Comportamento do consumidor Mulheres Salão de beleza |
topic |
Marketing de serviços Comportamento do consumidor Mulheres Salão de beleza |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O Brasil é o terceiro maior país consumidor de produtos de higiene e beleza, tendo, com a inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar brasileira, principalmente da classe média, possibilidades de crescimento em diferentes setores e serviços, como os oferecidos pelos salões de beleza. Assim, este estudo visa conhecer o perfil das mulheres brasileiras consumidoras dos serviços de salões de beleza, a fim de identificar o potencial de compra dessas clientes e os fatores que as motivam a usarem tais serviços. Esta pesquisa se pautou em uma base teórica consistente, apoiada em autores prestigiados, abordando conceitos de marketing de serviços, comportamento do consumidor, entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pelo método Levantamento (ou Survey), tendo, para coleta de dados, o questionário online. De modo geral, a análise dos questionários demonstrou que as mulheres pesquisadas exercem atividade profissional e possuem renda entre 02 e 04 salários mínimos, o que leva a deduzir o poder aquisitivo das brasileiras e sua presença no mercado de trabalho. A pesquisa revelou, ainda, que a maioria das pesquisadas afirmou sempre frequentar salões de beleza e que gastam, atualmente, menos de 5% de sua renda mensal com o serviço. As entrevistadas indicaram, também, que aumentaram o consumo dos serviços oferecidos pelos salões nos últimos 12 meses e estão dispostas a investir mais do que investem hoje para ficarem bonitas e elevarem sua autoestima, tendo os cuidados com o cabelo o aspecto central de sua atenção. Outro ponto levantado é que prezam pela qualidade nos serviços prestados e estão dispostas a pagar mais para que obtenham um serviço de qualidade superior. |
description |
Monografia apresentada ao Setor de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Comunicação e Marketing: foco no relacionamento com o cliente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T15:16:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T15:16:14Z |
dc.date.created.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/1/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/2/licenseTese.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/3/licenseMonografia.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/4/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1245/5/Thayse%20Castro%20Andr%c3%a9%20de%20Campos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12429e27e3d6e8a394e0a49c3b318dad acf5d5dea57912bb4676a764deb92ba3 18e74ae2a7b0e99a47436897d8cd3bff c2453059e0066e9931f5c8e7816ea47e 9f958b853400b60f16258b0f41f5e6a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763298140356608 |