Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266 |
Resumo: | Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_f873f086cf29481a9bad59c56b86b606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/2266 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Cardoso, Patricia Pereira RangelSouza, Izabel Regina deUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-05-20T11:14:47Z2014-05-20T11:14:47Z2013-122014-05-20http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades sociais e humanas, por este motivo é uma ferramenta de importância a qualquer segmento e também a qualquer tipo de empresa. A concorrência e mudança em que o mercado global esta inserido, torna essa ferramenta essencial na busca de satisfação dos desejos dos consumidores. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pelas tradings companies e comerciais exportadoras da cidade de Criciúma/SC. Para essa identificação foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista semiestruturadas diretamente com gestores e diretores de 6 empresas de Criciúma, todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os resultados alcançados identificaram as estratégias utilizadas pelas tradings e comercial exportadoras. Os benefícios que esse tipo de prestação de serviço pode oferecer ao cliente também foram apresentados nessa análise como, por exemplo, os benefícios fiscais que atraem bastante as empresas que procuram essas prestadoras de serviço tornando mais viável um processo de expor ou impor, inclusive o acompanhamento direto do cliente em todo o processo e na frequência de utilização das estratégias mantendo a qualidade do serviço e a transparência com o cliente. Por fim pode-se concluir que as empresas prestadoras de serviço no comércio exterior consideram as estratégias do marketing essenciais. Porém todas primam pela qualidade de serviço, evitando a quantidade que pode resultar no declínio da qualidade na prestação do serviço oferecido.Estratégias de marketingEmpresa comercial exportadoraPrestação de serviçosComércio internacionalComércio exteriorExportaçãoEstratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdfPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdfTCCapplication/pdf579467http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/1/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf5c53815939bfd2347096523200547e71MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.txtPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain141321http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/3/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.txtdeaf38c52d11f97ec18e571cde52145aMD53THUMBNAILPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.jpgPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/4/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.jpg4d81616136392d6913d1777d72391a81MD541/22662015-08-24 23:09:05.633VEVSTU8gREUgQVVUT1JJWkHDh8ODTyBQQVJBIFVUSUxJWkHDh8ODTyBERSBPQlJBCgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcmVsYXRpdm9zIMOgIG9icmEgYWNpbWEgZGVzY3JpdGEsCm8gYXV0b3IsIGNvbSBmdW5kYW1lbnRvIG5vIGFydGlnbyAyOSBkYSBMZWkgbi4gOS42MTAvMTk5OCwgYXV0b3JpemEgYSAKVU5FU0Mg4oCTIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkbyBFeHRyZW1vIFN1bCBDYXRhcmluZW5zZSwgYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlIHN1YQpvYnJhLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsCmltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCBwZWxhIGludGVybmV0LCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EKZ2VyYWRhIHBlbGEgVU5FU0MsIG5hcyBzZWd1aW50ZXMgbW9kYWxpZGFkZXM6CgphKSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gaW1wcmVzc2Egbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgUHJvZi4gRXVyaWNvIEJhY2s7CmIpIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBlbSBtZWlvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBlbSBiYW5jbyBkZSBkYWRvcyBuYSByZWRlIG11bmRpYWwKZGUgY29tcHV0YWRvcmVzLCBlbSBmb3JtYXRvIGVzcGVjaWZpY2FkbyAoUERGKTsKYykgRGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIHBlbG8gUHJvZ3JhbWEgZGUgQ29tdXRhw6fDo28gQmlibGlvZ3LDoWZpY2Eg4oCTICBDb211dCwgZG8KSUJJQ1QgKEluc3RpdHV0byBCcmFzaWxlaXJvIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBDacOqbmNpYSBlIFRlY25vbG9naWEpLCDDs3Jnw6NvIGRvCk1pbmlzdMOpcmlvIGRlIENpw6puY2lhIGUgVGVjbm9sb2dpYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
title |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
spellingShingle |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma Cardoso, Patricia Pereira Rangel Estratégias de marketing Empresa comercial exportadora Prestação de serviços Comércio internacional Comércio exterior Exportação |
title_short |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
title_full |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
title_fullStr |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
title_sort |
Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma |
author |
Cardoso, Patricia Pereira Rangel |
author_facet |
Cardoso, Patricia Pereira Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Patricia Pereira Rangel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Izabel Regina de |
contributor_str_mv |
Souza, Izabel Regina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Empresa comercial exportadora Prestação de serviços Comércio internacional Comércio exterior Exportação |
topic |
Estratégias de marketing Empresa comercial exportadora Prestação de serviços Comércio internacional Comércio exterior Exportação |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades sociais e humanas, por este motivo é uma ferramenta de importância a qualquer segmento e também a qualquer tipo de empresa. A concorrência e mudança em que o mercado global esta inserido, torna essa ferramenta essencial na busca de satisfação dos desejos dos consumidores. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pelas tradings companies e comerciais exportadoras da cidade de Criciúma/SC. Para essa identificação foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista semiestruturadas diretamente com gestores e diretores de 6 empresas de Criciúma, todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os resultados alcançados identificaram as estratégias utilizadas pelas tradings e comercial exportadoras. Os benefícios que esse tipo de prestação de serviço pode oferecer ao cliente também foram apresentados nessa análise como, por exemplo, os benefícios fiscais que atraem bastante as empresas que procuram essas prestadoras de serviço tornando mais viável um processo de expor ou impor, inclusive o acompanhamento direto do cliente em todo o processo e na frequência de utilização das estratégias mantendo a qualidade do serviço e a transparência com o cliente. Por fim pode-se concluir que as empresas prestadoras de serviço no comércio exterior consideram as estratégias do marketing essenciais. Porém todas primam pela qualidade de serviço, evitando a quantidade que pode resultar no declínio da qualidade na prestação do serviço oferecido. |
description |
Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2013 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2013-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-20T11:14:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-20T11:14:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/1/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/3/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/4/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c53815939bfd2347096523200547e71 09af850207095721090e50e21d50d1ef deaf38c52d11f97ec18e571cde52145a 4d81616136392d6913d1777d72391a81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763283443515392 |