Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Patricia Pereira Rangel
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266
Resumo: Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_f873f086cf29481a9bad59c56b86b606
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/2266
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Cardoso, Patricia Pereira RangelSouza, Izabel Regina deUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-05-20T11:14:47Z2014-05-20T11:14:47Z2013-122014-05-20http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades sociais e humanas, por este motivo é uma ferramenta de importância a qualquer segmento e também a qualquer tipo de empresa. A concorrência e mudança em que o mercado global esta inserido, torna essa ferramenta essencial na busca de satisfação dos desejos dos consumidores. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pelas tradings companies e comerciais exportadoras da cidade de Criciúma/SC. Para essa identificação foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista semiestruturadas diretamente com gestores e diretores de 6 empresas de Criciúma, todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os resultados alcançados identificaram as estratégias utilizadas pelas tradings e comercial exportadoras. Os benefícios que esse tipo de prestação de serviço pode oferecer ao cliente também foram apresentados nessa análise como, por exemplo, os benefícios fiscais que atraem bastante as empresas que procuram essas prestadoras de serviço tornando mais viável um processo de expor ou impor, inclusive o acompanhamento direto do cliente em todo o processo e na frequência de utilização das estratégias mantendo a qualidade do serviço e a transparência com o cliente. Por fim pode-se concluir que as empresas prestadoras de serviço no comércio exterior consideram as estratégias do marketing essenciais. Porém todas primam pela qualidade de serviço, evitando a quantidade que pode resultar no declínio da qualidade na prestação do serviço oferecido.Estratégias de marketingEmpresa comercial exportadoraPrestação de serviçosComércio internacionalComércio exteriorExportaçãoEstratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdfPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdfTCCapplication/pdf579467http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/1/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf5c53815939bfd2347096523200547e71MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.txtPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain141321http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/3/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.txtdeaf38c52d11f97ec18e571cde52145aMD53THUMBNAILPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.jpgPatricia Pereira Rangel Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/4/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.jpg4d81616136392d6913d1777d72391a81MD541/22662015-08-24 23:09:05.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
title Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
spellingShingle Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
Cardoso, Patricia Pereira Rangel
Estratégias de marketing
Empresa comercial exportadora
Prestação de serviços
Comércio internacional
Comércio exterior
Exportação
title_short Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
title_full Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
title_fullStr Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
title_full_unstemmed Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
title_sort Estratégias de marketing utilizadas pelas prestadoras de serviço de exportação e importação instaladas na cidade de Criciúma
author Cardoso, Patricia Pereira Rangel
author_facet Cardoso, Patricia Pereira Rangel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Patricia Pereira Rangel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Izabel Regina de
contributor_str_mv Souza, Izabel Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing
Empresa comercial exportadora
Prestação de serviços
Comércio internacional
Comércio exterior
Exportação
topic Estratégias de marketing
Empresa comercial exportadora
Prestação de serviços
Comércio internacional
Comércio exterior
Exportação
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades sociais e humanas, por este motivo é uma ferramenta de importância a qualquer segmento e também a qualquer tipo de empresa. A concorrência e mudança em que o mercado global esta inserido, torna essa ferramenta essencial na busca de satisfação dos desejos dos consumidores. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pelas tradings companies e comerciais exportadoras da cidade de Criciúma/SC. Para essa identificação foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista semiestruturadas diretamente com gestores e diretores de 6 empresas de Criciúma, todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os resultados alcançados identificaram as estratégias utilizadas pelas tradings e comercial exportadoras. Os benefícios que esse tipo de prestação de serviço pode oferecer ao cliente também foram apresentados nessa análise como, por exemplo, os benefícios fiscais que atraem bastante as empresas que procuram essas prestadoras de serviço tornando mais viável um processo de expor ou impor, inclusive o acompanhamento direto do cliente em todo o processo e na frequência de utilização das estratégias mantendo a qualidade do serviço e a transparência com o cliente. Por fim pode-se concluir que as empresas prestadoras de serviço no comércio exterior consideram as estratégias do marketing essenciais. Porém todas primam pela qualidade de serviço, evitando a quantidade que pode resultar no declínio da qualidade na prestação do serviço oferecido.
description Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2013
dc.date.created.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-20T11:14:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-20T11:14:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/1/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/3/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2266/4/Patricia%20Pereira%20Rangel%20Cardoso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c53815939bfd2347096523200547e71
09af850207095721090e50e21d50d1ef
deaf38c52d11f97ec18e571cde52145a
4d81616136392d6913d1777d72391a81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763283443515392