AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Sipriano, Érica
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Madeira, Kristian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
DOI: 10.18616/ce.v13i1.8031
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031
Resumo: Starting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder.
id UNESC-24_080c46a0a984ad824ed789ff6ed6c936
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8031
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
spelling AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIAStarting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder.Partindo do entendimento da importância de verificar o conhecimento dos professores de matemática sobre discalculia, visto que é o professor quem convive semanalmente com o estudante, sendo capaz de oportunizar o encaminhamento a profissionais que possam realizar esse diagnóstico e promover orientações para a realização de uma intervenção pedagógica adequada, este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento de professores das séries iniciais de uma escola de educação básica sobre discalculia. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionário, que foi aplicado a professores atuantes nas séries iniciais de uma escola pública da cidade de Urussanga/SC. O presente estudo, mostra que o tema não é suficientemente abordado na formação dos professores, muito embora todos os pesquisados afirmaram ter conhecimento sobre o distúrbio.UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/803110.18616/ce.v13i1.8031Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 1172317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031/6873Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Sipriano, ÉricaMadeira, Kristian2024-03-27T20:31:55Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8031Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:31:55Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
title AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
da Silva Sipriano, Érica
da Silva Sipriano, Érica
title_short AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
title_full AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
title_sort AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
author da Silva Sipriano, Érica
author_facet da Silva Sipriano, Érica
da Silva Sipriano, Érica
Madeira, Kristian
Madeira, Kristian
author_role author
author2 Madeira, Kristian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Sipriano, Érica
Madeira, Kristian
description Starting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031
10.18616/ce.v13i1.8031
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031
identifier_str_mv 10.18616/ce.v13i1.8031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031/6873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117
Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117
Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117
2317-2452
10.18616/ce.v13i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1822179040750993409
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18616/ce.v13i1.8031