AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
DOI: | 10.18616/ce.v13i1.8031 |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031 |
Resumo: | Starting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder. |
id |
UNESC-24_080c46a0a984ad824ed789ff6ed6c936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8031 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
spelling |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIAStarting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder.Partindo do entendimento da importância de verificar o conhecimento dos professores de matemática sobre discalculia, visto que é o professor quem convive semanalmente com o estudante, sendo capaz de oportunizar o encaminhamento a profissionais que possam realizar esse diagnóstico e promover orientações para a realização de uma intervenção pedagógica adequada, este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento de professores das séries iniciais de uma escola de educação básica sobre discalculia. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionário, que foi aplicado a professores atuantes nas séries iniciais de uma escola pública da cidade de Urussanga/SC. O presente estudo, mostra que o tema não é suficientemente abordado na formação dos professores, muito embora todos os pesquisados afirmaram ter conhecimento sobre o distúrbio.UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/803110.18616/ce.v13i1.8031Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 1172317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031/6873Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Sipriano, ÉricaMadeira, Kristian2024-03-27T20:31:55Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8031Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:31:55Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
title |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA da Silva Sipriano, Érica da Silva Sipriano, Érica |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DISCALCULIA |
author |
da Silva Sipriano, Érica |
author_facet |
da Silva Sipriano, Érica da Silva Sipriano, Érica Madeira, Kristian Madeira, Kristian |
author_role |
author |
author2 |
Madeira, Kristian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Sipriano, Érica Madeira, Kristian |
description |
Starting from the understanding of the importance of verifying the knowledge of mathematics teachers about dyscalculia, since it is the teacher who lives with the student weekly, being able to provide opportunities for referral to professionals who can carry out the diagnosis and promote guidelines for carrying out in an adequate pedagogical intervention. This study will identify the knowledge of teachers in the early grades of a basic education school about dyscalculia. The research was carried out through the application of a questionnaire, applied to teachers working in the initial series of a public school in the city of Urussanga, in the State of Santa Catarina. The present study shows that the topic is not sufficiently addressed in continuous training, although all respondents claimed to have knowledge about the disorder. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031 10.18616/ce.v13i1.8031 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v13i1.8031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8031/6873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117 Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117 Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 102 - 117 2317-2452 10.18616/ce.v13i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1822179040750993409 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18616/ce.v13i1.8031 |