EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a diversidade cultural no âmbito da educação inclusiva a partir da reflexão sobre os papeis do professor e da escola em que ambos estão inseridos. Para tanto aborda a importância da educação inclusiva como desafio para uma percepção diferenciada dos sujeitos tutelados. A diversidade trata de reconhecê-los, os indivíduos considerados especiais, como diferentes e não como pessoas desiguais, que não pertencem a esta sociedade, que não têm direitos e nem deveres consigo mesmo e para com o outro. Argumentamos que é importante que a comunidade escolar tenha condição de assistir e desenvolver este ser humano e que a escola tenha condições de infraestrutura e equipamentos necessários e adequados de acomodação desta criança no meio em prol do seu desenvolvimento. Portanto, épreciso oferecer subsídios teóricos e metodológicos na busca da equidade de direitos entre os diferentes no ambiente escolar com o intuito de apaziguar a relação diante de certos tabussociais. |
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