EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modolon, Joice Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a diversidade cultural no âmbito da educação inclusiva a partir da reflexão sobre os papeis do professor e da escola em que ambos estão inseridos. Para tanto aborda a importância da educação inclusiva como desafio para uma percepção diferenciada dos sujeitos tutelados. A diversidade trata de reconhecê-los, os indivíduos considerados especiais, como diferentes e não como pessoas desiguais, que não pertencem a esta sociedade, que não têm direitos e nem deveres consigo mesmo e para com o outro. Argumentamos que é importante que a comunidade escolar tenha condição de assistir e desenvolver este ser humano e que a escola tenha condições de infraestrutura e equipamentos necessários e adequados de acomodação desta criança no meio em prol do seu desenvolvimento. Portanto, épreciso oferecer subsídios teóricos e metodológicos na busca da equidade de direitos entre os diferentes no ambiente escolar com o intuito de apaziguar a relação diante de certos tabussociais.
id UNESC-24_0a02b43cfdef0b06c03b9ba75f4e308f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1175
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?O presente artigo tem como objetivo analisar a diversidade cultural no âmbito da educação inclusiva a partir da reflexão sobre os papeis do professor e da escola em que ambos estão inseridos. Para tanto aborda a importância da educação inclusiva como desafio para uma percepção diferenciada dos sujeitos tutelados. A diversidade trata de reconhecê-los, os indivíduos considerados especiais, como diferentes e não como pessoas desiguais, que não pertencem a esta sociedade, que não têm direitos e nem deveres consigo mesmo e para com o outro. Argumentamos que é importante que a comunidade escolar tenha condição de assistir e desenvolver este ser humano e que a escola tenha condições de infraestrutura e equipamentos necessários e adequados de acomodação desta criança no meio em prol do seu desenvolvimento. Portanto, épreciso oferecer subsídios teóricos e metodológicos na busca da equidade de direitos entre os diferentes no ambiente escolar com o intuito de apaziguar a relação diante de certos tabussociais.UNESC2013-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175Revista Criar Educação; Vol. 2 No. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 2 n. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175/1137Modolon, Joice Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-22T17:00:46Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1175Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:55.116198Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
Modolon, Joice Rodrigues
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE OU UTOPIA?
author Modolon, Joice Rodrigues
author_facet Modolon, Joice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modolon, Joice Rodrigues
description O presente artigo tem como objetivo analisar a diversidade cultural no âmbito da educação inclusiva a partir da reflexão sobre os papeis do professor e da escola em que ambos estão inseridos. Para tanto aborda a importância da educação inclusiva como desafio para uma percepção diferenciada dos sujeitos tutelados. A diversidade trata de reconhecê-los, os indivíduos considerados especiais, como diferentes e não como pessoas desiguais, que não pertencem a esta sociedade, que não têm direitos e nem deveres consigo mesmo e para com o outro. Argumentamos que é importante que a comunidade escolar tenha condição de assistir e desenvolver este ser humano e que a escola tenha condições de infraestrutura e equipamentos necessários e adequados de acomodação desta criança no meio em prol do seu desenvolvimento. Portanto, épreciso oferecer subsídios teóricos e metodológicos na busca da equidade de direitos entre os diferentes no ambiente escolar com o intuito de apaziguar a relação diante de certos tabussociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1175/1137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 2 No. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 2 n. 1 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936909103104