A escola Inclusiva: da utopia à realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olívia da Conceição
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Peixoto, Luís
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1916
Resumo: INTRODUÇÃO O ser humano que nos gabamos de ser soube sempre humilhar e ofender aqueles a quem, com triste ironia, continua a chamar seus semelhantes. Inven­tamos o que não existe na natureza, a crueldade, a tortura o desprezo. Por um uso perverso da razão viemos dividindo a humanidade em categorias irre­dutíveis entre si, os ricos e os pobres, os senhores e os escravos, os poderosos e os débeis, os sábios e os ignorantes, e em cada uma dessas divisões fizemos novas divisões, de modo a podermos variar e multi­plicar à vontade, incessantemente, os motivos para o desprezo, para a humilhação e a ofensa. (JOSÉ SARAMAGO) Certas atitudes e comportamentos conduzem muitas vezes à marginalização de crianças «diferentes» na vida social, fami­liar e escolar. Os preconceitos e a discriminação de que são alvo e a exclusão a que são votados origina graves prejuízos quer para os próprios, quer para a sociedade e sobretudo para a humani­dade. No limiar do século XXI, eis-nos diariamente a testemu­nhar situações em que a exclusão da pessoa diferente acontece, com alguma passividade. Numa Sociedade Para Todos, cada um de nós é parte inte­grante dela e a todos assiste o direito de ser incluído. Garantir este direito é um dever colectivo, mas particularmente, dos que intervêm de forma directa na orientação dos destines da socie­dade, da educação.
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