Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modolon, Joice Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3553
Resumo: A presente pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo geral analisar os significados da educação inclusiva à luz da diversidade e como se configura no Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia SENAC Tubarão, Região da AMUREL - Associação dos Municípios da Região de Laguna, sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com relação às questões socioeconômicas que sofrem interferências das categorias de gênero e das questões de cor ou raça. A pesquisa foi realizada com alunos matriculados no ano de 2014, nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Os dados foram coletados através de questionário misto, aplicado no mês de novembro de 2014. A educação inclusiva foi abordada no contexto da Constituição Federal do Brasil de 1988 e na Declaração de Salamanca à luz da diversidade. Salienta-se que a questão da inclusão vai para além das pessoas com algum tipo de deficiência, se os locais possuem acessibilidade e os meios de transportes são adaptáveis dentre outros. Mas, sim, incluir também, as pessoas identificadas por suas diferenças étnico-raciais, sexo, classe social e econômica entre outros. O termo educação inclusiva é abrangente e é preciso (re)pensar seus conceitos, pois ao mesmo tempo o indivíduo pode sentir-se incluído em um determinado grupo social e ser excluído de outro. Os estudos bibliográficos indicam que a Constituição Federal e a Declaração de Salamanca abordam a inclusão de pessoas com deficiências, tratando com menos ênfase as categorias pertencentes à diversidade étnico-racial, gênero, opção sexual, social, econômica, linguística entre outras. Vale ressaltar que os resultados obtidos sobre a Instituição estudada, abrangem a questão da educação inclusiva para pessoas com e sem deficiências, consequentemente, a Instituição apresenta indícios de práticas e políticas que contemplam a educação inclusiva à luz da diversidade.
id Ânima_f6413e3ec74ac4aa3ea33126a684984e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3553
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Diversidade sócioeconômica e educação inclusivaEducação inclusivaInclusão escolarEnsino superiorA presente pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo geral analisar os significados da educação inclusiva à luz da diversidade e como se configura no Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia SENAC Tubarão, Região da AMUREL - Associação dos Municípios da Região de Laguna, sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com relação às questões socioeconômicas que sofrem interferências das categorias de gênero e das questões de cor ou raça. A pesquisa foi realizada com alunos matriculados no ano de 2014, nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Os dados foram coletados através de questionário misto, aplicado no mês de novembro de 2014. A educação inclusiva foi abordada no contexto da Constituição Federal do Brasil de 1988 e na Declaração de Salamanca à luz da diversidade. Salienta-se que a questão da inclusão vai para além das pessoas com algum tipo de deficiência, se os locais possuem acessibilidade e os meios de transportes são adaptáveis dentre outros. Mas, sim, incluir também, as pessoas identificadas por suas diferenças étnico-raciais, sexo, classe social e econômica entre outros. O termo educação inclusiva é abrangente e é preciso (re)pensar seus conceitos, pois ao mesmo tempo o indivíduo pode sentir-se incluído em um determinado grupo social e ser excluído de outro. Os estudos bibliográficos indicam que a Constituição Federal e a Declaração de Salamanca abordam a inclusão de pessoas com deficiências, tratando com menos ênfase as categorias pertencentes à diversidade étnico-racial, gênero, opção sexual, social, econômica, linguística entre outras. Vale ressaltar que os resultados obtidos sobre a Instituição estudada, abrangem a questão da educação inclusiva para pessoas com e sem deficiências, consequentemente, a Instituição apresenta indícios de práticas e políticas que contemplam a educação inclusiva à luz da diversidade.The main purpose of this Master's thesis was to analyze the meaning of inclusive education in the light of diversity. It also sought to examine how higher education deals with socioeconomic differences, gender categories, and ethnic/race issues at the Faculty of Technology of the National Service of Commerce (SENAC), located in the city of Tubarão, which is part of the Association of Municipalities of the Laguna Region (AMUREL), state of Santa Catarina, Brazil. The survey was conducted on students enrolled in technology programs in Human-Resource Management and Business Processes, in 2014. The data collection process used a mixed questionnaire, administered in November 2014. Inclusive education was addressed within the context of Brazil¿s 1988 Federal Constitution and the Declaration of Salamanca in the light of diversity. Inclusion goes beyond the concept of people with disability, if the locations have accessibility, and if transport systems are adaptable. It encompasses people of different ethnicity/race, gender, social-economic class, among others. Inclusive education has a broad comprehensive meaning, and we need to (re)think its concept. That is why we used a diverse theoretical framework, because the individual may feel included in a particular social group and excluded from the other. The literature review has indicated that the Federal Constitution and the Declaration of Salamanca addressed primarily the inclusion of people with disabilities, and put less emphasis on categories such as ethnicity/race, gender, sexual orientation, and social, economic and linguistic differences. It should be noted that the results of this study refer to data on inclusive education of people with and without disabilities. The surveyed institution presented a slight indication of practices and policies related to inclusive education in cultural diversity settings.Aguiar, Letícia CarneiroModolon, Joice Rodrigues2016-11-30T14:54:54Z2020-11-26T21:57:43Z2016-11-30T14:54:54Z2020-11-26T21:57:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1811https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3553info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:41Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3553Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
title Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
spellingShingle Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
Modolon, Joice Rodrigues
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Ensino superior
title_short Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
title_full Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
title_fullStr Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
title_full_unstemmed Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
title_sort Diversidade sócioeconômica e educação inclusiva
author Modolon, Joice Rodrigues
author_facet Modolon, Joice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Letícia Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Modolon, Joice Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão escolar
Ensino superior
topic Educação inclusiva
Inclusão escolar
Ensino superior
description A presente pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo geral analisar os significados da educação inclusiva à luz da diversidade e como se configura no Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia SENAC Tubarão, Região da AMUREL - Associação dos Municípios da Região de Laguna, sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com relação às questões socioeconômicas que sofrem interferências das categorias de gênero e das questões de cor ou raça. A pesquisa foi realizada com alunos matriculados no ano de 2014, nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Os dados foram coletados através de questionário misto, aplicado no mês de novembro de 2014. A educação inclusiva foi abordada no contexto da Constituição Federal do Brasil de 1988 e na Declaração de Salamanca à luz da diversidade. Salienta-se que a questão da inclusão vai para além das pessoas com algum tipo de deficiência, se os locais possuem acessibilidade e os meios de transportes são adaptáveis dentre outros. Mas, sim, incluir também, as pessoas identificadas por suas diferenças étnico-raciais, sexo, classe social e econômica entre outros. O termo educação inclusiva é abrangente e é preciso (re)pensar seus conceitos, pois ao mesmo tempo o indivíduo pode sentir-se incluído em um determinado grupo social e ser excluído de outro. Os estudos bibliográficos indicam que a Constituição Federal e a Declaração de Salamanca abordam a inclusão de pessoas com deficiências, tratando com menos ênfase as categorias pertencentes à diversidade étnico-racial, gênero, opção sexual, social, econômica, linguística entre outras. Vale ressaltar que os resultados obtidos sobre a Instituição estudada, abrangem a questão da educação inclusiva para pessoas com e sem deficiências, consequentemente, a Instituição apresenta indícios de práticas e políticas que contemplam a educação inclusiva à luz da diversidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-30T14:54:54Z
2016-11-30T14:54:54Z
2020-11-26T21:57:43Z
2020-11-26T21:57:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1811
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3553
identifier_str_mv 1811
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415851112202240